São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Feldmann, só multa elevaria adesão

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, afirmou ontem que só a multa poderia aumentar a adesão ao rodízio de veículos. Ele acredita que, se houvesse multa para os infratores, a adesão chegaria a 90%.
A idéia da secretaria é ampliar o rodízio a partir do próximo ano. A medida valeria para todo o período de inverno e os motoristas que desrespeitassem o escalonamento seriam punidos com multas.
``Quando aplicarmos multa, a responsabilidade sobre a adesão passa a ser do Estado. Por enquanto, é da população", afirmou Feldmann. Segundo ele, a secretaria decidiu não aplicar multas neste ano para não dar margem a contestações judiciais.
A aplicação de multas depende da mudança na legislação, que atualmente só permite a restrição ao fluxo de veículos quando a poluição atinge níveis críticos.
O secretário disse que esperava uma adesão ao rodízio superior a 50%. Ontem, apenas 44% dos carros com placas de final três e quatro deixaram de circular.
Ônibus, táxis, trens metropolitanos e metrô não tiveram aumentos de passageiros ontem.
No metrô, houve redução de 3,2% no movimento de passageiros. Esta comparação leva em conta a média de passageiros das últimas quatro terças-feiras e a movimentação de ontem.
O movimento de ontem, comparado com o de anteontem, apresentou redução ainda maior: 4%. Para Feldmann, isso indica que as pessoas optaram pela carona.
Hoje está programada a divulgação pela São Paulo Transportes (ex-CMTC) do balanço de passageiros dos ônibus no primeiro dia do escalonamento. Mas, preliminarmente, a empresa não acredita que tenha havido aumento significativo de passageiros.
Ainda assim, serão mantidos para hoje os mil ônibus a mais que estão circulando nos horários entre picos (das 7h30 às 17h). Estes ônibus poderiam transportar mais 500 mil passageiros/dia.

Texto Anterior: Prefeitura é acionada para cumprir lei ambiental
Próximo Texto: Acusada de matar pais pode ter 2º julgamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.