São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
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Dicas ajudam a evitar aula ruim e escolas desonestas

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os temas de informática têm sido grandes responsáveis pelo crescimento de reclamações de cursos livres feitas ao Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo.
Neste ano, o órgão registrou uma média de 279 queixas por mês contra cursos em geral, contra 163 queixas na média mensal do ano passado.
O Procon atribui a maior parte desse crescimento (de aproximadamente 71%) aos cursos de informática e de espanhol.
Para evitar que o desejo de aprender se torne um dissabor, tome algumas precauções:
1- Peça avaliação do curso a pessoas que já o tenham feito.
2- Verifique pessoalmente se a escola realmente oferece tudo o que promete na publicidade.
3- Desconfie dos anúncios de cursos grátis. Geralmente o que é cobrado pelo material didático ou a título de taxa de manutenção sai mais caro.
4- Exija que a escola faça constar do contrato tudo o que foi oferecido verbalmente ou por anúncio.
5- Muito cuidado com certas cláusulas. Não aceite as que lhe obriguem a pagar pelo curso inteiro, mesmo que você desista no meio do caminho.
6- Recuse também as cláusulas que responsabilizam o aluno por danos nos equipamentos ou que rateiem o custo de manutenção. Se você decidir fazer o curso mesmo assim, faça uma observação por escrito no contrato de que não concorda com tais cláusulas.
7- Verifique se as instalações e equipamentos da escola são adequados e se as máquinas terão de ser compartilhadas com mais alunos. Avalie com critério o currículo oferecido pela escola.
8- Procure assistir a uma aula antes para poder avaliar o material didático e se o nível de ensino corresponde às suas expectativas.
9- Não assine contrato com cláusulas em branco. Principalmente data de início e horário do curso. As escolas procuram acomodar os alunos pelas necessidades da maioria, o que pode não ser o seu caso. Aí, se você desistir, poderá perder o que pagou se não conseguir provar que data e horário foram preenchidos depois da assinatura firmada.
10- Não assine recibos ou contratos de entrega de material didático se isso não estiver ocorrendo. Você poderá ter que pagar pelo que não recebeu.

Encaminhe suas reclamações por carta para Consumidor On Line, Al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202 - 900, pelo fax (011) 223-1644 ou pelo endereço inffolha@sol.uniemp.br na Internet.

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