São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf faz tratamento para tentar evitar cirurgia de hérnia de disco

CLAUDIO AUGUSTO *

CLAUDIO AUGUSTO; CLAUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf está se submetendo a um tratamento com o acupunturista Haruo Nishimura, 50, para evitar uma cirurgia de hérnia de disco.
Maluf tem escoliose -um desvio na coluna. O desvio deslocou o disco intervertebral, uma cartilagem que fica entre as vértebras, e vinha causando dores no prefeito.
O tratamento com Nishimura, que já cuidou da atriz Cláudia Raia, começou no dia 9 de agosto e deve se estender até o fim de setembro.
"Ele não tem mais dores", afirmou Nishimura. O acupunturista disse que Maluf tem feito sessões diárias de alongamento para evitar que as dores na coluna voltem a se manifestar.
"Há três caminhos para combater a escoliose", disse Nishimura. "O tratamento pode ser paliativo, cirúrgico ou corretivo. O prefeito optou pelo corretivo."
"No caso do tratamento paliativo, usamos injeção, antiinflamatório, analgésico e agulhas", afirmou o médico.
"No caso da cirurgia, retira-se a parte da hérnia que está comprimindo a medula."
Só no fim de setembro, de acordo com Nishimura, será possível saber se Maluf deverá ou não se submeter a uma cirurgia.
Hoje, às 8h30, o prefeito faz a última sessão de alongamento antes de embarcar para a África do Sul. Ele vai passar uma semana naquele país para comemorar o seu aniversário, dia 3 de setembro.
Maluf, que faz 64 anos, viaja acompanhado da mulher, Sylvia.
Cirurgia
Na semana retrasada, o prefeito fez uma cirurgia plástica nas pálpebras. Ele alegou que, depois que passou a usar lentes de contato, o olho direito começou a ter problemas de irrigação no olho.
Por isso, ele decidiu se submeter à operação. A Folha consultou especialistas sobre o assunto.
Eles afirmaram que a retirada do excesso de pele das pálpebras tem efeito puramente estético.
No início de sua gestão, Maluf foi submetido a uma bateria de exames para detectar problemas no coração. Por recomendação médica, o prefeito reduziu o seu ritmo de trabalho desde então.

Texto Anterior: Alça de acesso da 23 de Maio para Pedro Álvares Cabral é interditada
Próximo Texto: Programa quer dar trabalho e casa a menores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.