São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa quer dar trabalho e casa a menores

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Criança, Família e Bem-Estar Social e a federação das empresas prestadoras de serviços detalharam ontem como funcionará o projeto TEM (Trabalho, Escola e Moradia), que vai atender menores carentes com idades entre 12 e 17 anos.
Empresários, com aval do governo do Estado, vão montar no máximo em três meses microempresas para empregar menores em jornadas diárias de até cinco horas.
A produção dessas microempresas será comprada por empresários da federação.
Essa será a forma de garantir formação profissional aos adolescentes, que receberão R$ 100 por mês como pagamento.
Todos os menores terão que estudar, em escolas públicas, e vão morar nas Casas da Amizade -cada um com condições de abrigar até cinco adolescentes.
Os casais que oferecerem sua casa para receber os garotos receberão R$ 100 por adolescente, sem precisar adotá-los legalmente.
As primeiras quatro microempresas estão em fase de implantação. Os adolescentes trabalharão em um escritório de digitação, em uma pequena confecção de uniformes, em um restaurante fast food e em uma oficina de reparos de equipamentos de limpeza.
A idéia é que eles aprendam uma profissão, sejam remunerados, estudem e morem fora das instituições estaduais que abrigam menores.
O projeto parte do princípio que a possibilidade de resgate da cidadania de uma criança dentro da Febem (fundação estadual que acolhe menores -inclusive os infratores) é mínima.

Texto Anterior: Maluf faz tratamento para tentar evitar cirurgia de hérnia de disco
Próximo Texto: Explosão no Morumbi fere dois trabalhadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.