São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Revólver de ouro' vai defender o Planalto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um dos dois novos vice-líderes do governo na Câmara é "desbravador da Amazônia", o gaúcho Elton Rohnelt (PSC-RR), 54. Ele e Arnaldo Madeira (PSDB-SP) foram indicados ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
A avaliação de desbravador é do próprio deputado sobre seus 22 anos de atividades na Amazônia, onde é conhecido como o "homem do revólver de ouro" e defensor da revisão das áreas destinadas às reservas indígenas.
Segundo Rohnelt, o revólver é uma pistola de nove milímetros, banhada em ouro, que foi apreendida pela Justiça de Roraima por se tratar de armamento de uso exclusivo das Forças Armadas. "Eu acho que não recupero mais o revólver", lamenta.
Rohnelt foi diretor-presidente da Madeireira Mereti Ltda. e da Mineração da Amazônia Ltda. É ex-piloto de corridas.
O deputado aprovou na Câmara a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os critérios adotados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) para demarcar reservas indígenas na Amazônia.
A vice-liderança do governo a ser ocupada por ele foi criada agora pelo presidente da República. Até então, o Palácio do Planalto tinha um vice-líder na Câmara.
O titular do cargo era o deputado Jackson Pereira (PSDB-CE), que morreu no mês passado vítima de infarto. Seu substituto será Arnaldo Madeira (PSDB-SP).
Madeira era o primeiro-suplente do PSDB paulista para a Câmara. Assumiu a vaga na bancada tucana deixada por Fábio Feldmann, que foi indicado para a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo.

Texto Anterior: FHC debate base de apoio com tucanos
Próximo Texto: Militares recebem carta de FHC sobre salários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.