São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não custa tentar

CARLOS HEITOR CONY

RIO DE JANEIRO - A única raridade bibliográfica que possuo é "O Grande e Verdadeiro Livro de São Cipriano", adquirido numa loja de livros raros em Toledo.
Não façam confusões. Há o "Verdadeiro Livro de São Cipriano". Há "O Grande Livro de São Cipriano". Embora excelentes, não se comparam com o meu, que é, repito, "O Grande e Verdadeiro".
Tem receitas eficazes para o dia a dia e para a noite a noite, como essa para forçar as mulheres a cederem aos nossos apetites. Com a palavra o santo: "Quando encontrarmos um marreco, digamos essa prece: 'Golfinho, golfinho que entortas pra frente e pra trás, vai diligente e deixa-me em paz, aí vai uma figa e não olhes para trás!"
Dizendo-se isso, faz-se uma figa e mantém-se a mão fechada até encontrar outro marreco, um soldado municipal, um coxo ou uma procissão. Esse esconjuro -garante o santo- é infalível, desde que se evite cruzar com corcundas. E há um detalhe: não se deve ficar com ódio ao marreco.
Há ainda o "Feitiço Maravilhoso das Batatas Cozidas ao Relento", indicado para ficarmos livres das mulheres que fazem muitas exigências. Tem também a emocionante aventura de São Cipriano e Elvira no Deserto -não sei por que, o cinema nacional ainda não aproveitou essa história, com Jece Valadão no papel do santo e a Sula Miranda no papel de Elvira.
Prometo, para breve, ensinar a mais formidável das mágicas, cujo título, além de assombroso, podia servir para um filme de Spielberg: "Grande Mágica Para se Resolver os Tempos, Escurecerem-se os Astros, Verem-se Relâmpagos, Ouvir Grandes Trovões, Caírem Tempestades, Grandes Fantasmas e Línguas de Fogo Saírem da Terra e Mortos Deixaram Suas Sepulturas, a Terra Abrir Enormes Fendas, Enfim, Promover um Terrível Espetáculo Igual ao do Último Dia do Mundo".
Ofereço a sugestão à campanha da cidadania. Betinho e dona Ruth poderão obter excelente renda para acabar com a miséria e a fome que tanto preocupa o governo. O troco -se houver troco- pode ajudar a cobrir o rombo do Econômico.

Texto Anterior: Jogobrás
Próximo Texto: "Assim, não dá"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.