São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialista francês culpa governo por violência no Brasil

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Para Jean-Claude Chesnais, autor do livro "História da Violência" e professor do Instituto Nacional de Estudos Demográficos de Paris, o principal responsável pela criminalidade no Brasil é o Estado, ou melhor, a falta dele.
Chesnais está no país fazendo um estudo sobre violência em São Paulo para o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.
Para ele, "um Estado forte e bem organizado impede o aumento da violência. O melhor exemplo é o Japão, onde a criminalidade é baixíssima", diz.
O professor ainda destaca o papel da educação para evitar a criminalidade.
"Na França, pesa o fato de o Estado obrigar a estudar e multar o pai que não deixa o filho na escola. Além disso, a escola tem como objetivo ser um instrumento de igualdade social, preparando os alunos da mesma maneira."
Sobre o assunto, Chesnais cita o escrito Vitor Hugo: "quem abre uma escola fecha uma prisão."
Para o professor, a escola fornece educação moral, ensina ler e escrever e, principalmente, tira a criança e o jovem da rua."
(LHA)

Texto Anterior: Polícia de Nova York muda e mortes caem 31% em 6 meses
Próximo Texto: Cresce crime na África do Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.