São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legislação brasileira não prevê a função

LUÍS PEREZ; CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REDAÇÃO

A função de trainee não existe na legislação trabalhista brasileira. Os programas de trainee são diferentes de um estágio, que tem regulamentação específica.
O trainee, segundo a consultoria trabalhista e previdenciária do Grupo IOB, é trabalhador apto a exercer determinada função, mas sem conhecimentos plenos.
Ao contrário do estagiário, o trainee não é necessariamente um estudante, mas está prestes a concluir ou já concluiu a universidade.
O trainee é empregado da empresa, tem contrato de trabalho igual aos outros funcionários e cumpre uma jornada de trabalho.
Tem direito a férias, 13º salário e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por exemplo. O estagiário nem sequer tem vínculo empregatício. Sua remuneração se chama bolsa-auxílio.
O trainee pode ter até especificada sua condição na carteira de trabalho. As empresas que recrutam trainees normalmente têm um plano de carreira específico e exigem ótima formação escolar.
Phillipe Muratório Savoia, 21, por exemplo, encaixa-se no padrão ideal de candidato a trainee procurado pela maioria das empresas.
Fala inglês e italiano, estudou três anos na Associação Alumni (inglês), é ex-aluno de colégio particular e já viajou ao exterior.
Desde dezembro do ano passado, é trainee da Arthur Andersen -começou ganhando R$ 500. Seu salário atual é de R$ 700.
"Uso esse dinheiro para cobrir gastos pessoais, como sair e comprar roupas", conta o aluno do quarto ano de economia da Faap.
Antes de ser chamado pela empresa, ele trabalhou seis meses como estagiário em outra companhia, a Sagres (distribuidora de valores). "Saí porque fazia trabalho de office boy", afirma.

Texto Anterior: "Maioria não tem programas sérios"
Próximo Texto: Comissões devem ser incorporadas às férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.