São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como são formadas as pérolas?

Mário Kazumi, 17, estudante, São Paulo, SP
Sônia Carvalho Lopes, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, responde:
"As pérolas são produzidas por moluscos bivalves, denominados popularmente por ostras perlíferas, ou seja, ostras produtoras de pérolas.
"Elas pertencem principalmente às espécies Pinctada margaritifera e Pinctada martensi, que ocorrem nos oceanos Pacífico e Indo-Pacífico.
"Além das espécies marinhas, existem também espécies de ostras perlíferas que vivem em água doce. Essas diferem das demais por possuírem a camada interna da concha, denominada camada nacarada, muito mais espessa e bonita. A pérola é formada por esse nácar da concha.
"Esses bivalves começam a produzir a pérola quando algum corpo estranho, como um grão de areia ou pequeno verme, penetra entre a parede de seus corpos e a camada nacarada da concha. A ostra, como uma resposta de defesa, começa a produzir o nácar ao redor do elemento estranho, no sentido de isolá-lo de seu corpo. Várias camadas de nácar são produzidas pelo tecido que reveste o corpo do bivalve (manto) e são depositadas sobre o elemento, formando a pérola.
"As pérolas naturais são, portanto, formadas por uma resposta de defesa do bivalve. O homem, aproveitando-se desse mecanismo natural, começou a desenvolver técnicas de cultivo de pérolas.
"Para isso, estimula as ostras perlíferas a produzirem pérolas, introduzindo em seus corpos um elemento estranho. No caso, esse elemento é formado por um pó de carbonato de cálcio proveniente de conchas trituradas, envolvido pelo manto, formando uma 'trouxinha' que é introduzida no corpo da ostra perlífera. Ao redor dessa trouxinha, a ostra inicia a deposição do nácar, dando origem à pérola cultivada."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Proteína pode gerar droga capaz de ativar emagrecimento natural
Próximo Texto: Exploração do mar não está para peixe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.