São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unser vence, Ferran é o 2º e Indy adia sua decisão

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A VANCOUVER

Os 72.956 torcedores canadenses que foram ao circuito de rua de Vancouver para ver Jacques Villeneuve vencer o campeonato da Indy acabaram assistindo a um show do norte-americano Al Unser Jr., seu único rival na luta pelo título.
Depois de largar na nona colocação, oito postos atrás do pole position Villeneuve, Unser Jr. partiu agressivamente para cima dos concorrentes e venceu o GP de Vancouver, penúltima etapa da competição. Villeneuve foi o 12º.
O brasileiro Gil de Ferran foi outro a fazer uma boa corrida e terminou a prova em segundo lugar, seu primeiro pódio e melhor colocação na Indy desde que estreou na categoria, no início deste ano.
Com o resultado, está adiada a decisão do campeonato para a última corrida, no domingo, no circuito de Laguna Seca, nos EUA.
A prova canadense mostrou diversas alternativas. Já na primeira volta, Ferran foi catapultado ao dividir uma chicana com Unser Jr.
O acidente afetou, ao menos, mais cinco carros, provocando o cancelamento da largada. Com isso, o brasileiro pôde pegar seu carro reserva e voltar para a corrida.
Após quarenta minutos, foi dada a relargada, com Villeneuve na frente. Quem lhe roubou a ponta foi o norte-americano Michael Andretti, na 26ª volta.
Àquela altura, Unser Jr. já era o terceiro colocado e Villeneuve tinha visíveis problemas para manter seu carro na pista. "Os pneus não aguentaram. Era como andar no gelo", contou o piloto.
Tanto que, no giro 32, Unser passava facilmente Villeneuve -cena que se repetiu por duas vezes na corrida, já que o canadense chegou a duas voltas do líder.
Começava o duelo entre Unser Jr. e Michael Andretti. Numa manobra na entrada de uma chicana, o carro da Penske assumiu a liderança, para não mais largá-la.
Mesmo com a vitória, o norte-americano só tem chances no campeonato se o apelo da Penske contra sua desclassificação do GP de Portland for julgado procedente.
A IndyCar marcou a data do julgamento para a semana do dia 18, após a última prova da temporada.
Caso vença o apelo, Unser precisaria de mais 17 dos 22 pontos restantes no campeonato para ser campeão, desde que Villeneuve não marque mais nenhum.
Já o canadense garante a taça se conquistar sete pontos, independentemente do resultado do apelo.
Emerson Fittipaldi terminou em sétimo e Raul Boesel, em décimo.
Mauricio Gugelmin e André Ribeiro se envolveram em acidentes. Christian Fittipaldi e Marco Greco saíram com problemas mecânicos.

Texto Anterior: Portuguesa domina, mas fica no empate com Vasco
Próximo Texto: Gil acha que afastou azar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.