São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda os tipos de contratos

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os órgãos públicos dispõem de várias formas para comprar um produto ou contratar um serviço ou obra pública. A concorrência é apenas uma delas.
Um processo de licitação pode se dar de várias maneiras, sendo que a concorrência é a modalidade que permite maior disputa de empresas no mercado.
Conheça as principais modalidades de licitação:
1) Concurso - mecanismo utilizado para a contratação de pessoas que concorrem com trabalhos técnicos, científicos ou artísticos que serão repassados ao governo.
2) Carta-convite - nesse caso, o governo convida um grupo mínimo de três empresas para atender as suas necessidades em uma compra ou obra.
3) Tomada de preço - é uma espécie de miniconcorrência, mas apenas entre empresas já cadastradas para aquele determinado tipo de serviço ou mercadoria que será adquirida.
4) Concorrência - livre disputa entre empresas do mercado. Ganha a que apresentar o menor preço.
5) Inexigibilidade - quando há inviabilidade de competição. Exemplo: a compra de um produto que possua apenas um fornecedor. Este tipo de despesa pode ser feito sem o processo formal de licitação.
(XS)

Texto Anterior: Só 21% dos gastos federais têm concorrência
Próximo Texto: TCU cobra explicação sobre obras paradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.