São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCU cobra explicação sobre obras paradas

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TCU (Tribunal de Contas da União) deu prazo de 30 dias para que sejam feitas tomadas de contas especiais e sejam identificados os responsáveis por 503 obras inacabadas do governo federal no Nordeste. O TCU descobriu que 168 obras estão totalmente paradas, algumas há mais de quatro anos.
O TCU é um órgão que presta assessoria ao Congresso na fiscalização das contas da União. É atualmente presidido pelo ministro Marcos Villaça.
O governo já investiu R$ 1,014 bilhão nessas obras e, segundo estimativas do TCU, ainda faltam R$ 2,172 bilhões para concluí-las -ou seja, menos de um terço do previsto foi concluído.
"Cada centavo imobilizado por uma obra paralisada estaria muito melhor aplicado se tivesse sido poupado e canalizado para abater o principal da dívida, ou para reduzir a pressão sobre as necessidades de emissão de títulos públicos", disse o ministro Carlos Átila, relator do processo.
Pelo levantamento do TCU, essas 503 obras representam apenas aquelas sobre as quais o tribunal teve conhecimento. O TCU quer que se aprofunde a investigação, pois há Estados em que não foi apontada nenhuma obra parada.
O TCU aponta como principal causa da paralisação a insuficiência de recursos.

Texto Anterior: Entenda os tipos de contratos
Próximo Texto: Capitanias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.