São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abra seu coração na Cibersexolândia

DAVID DREW ZINGG
EM NOVA YORK

Bem, Joãozinho, aqui estamos nós, sentados no @ " Café".
Que café? O café onde? Não, o @ " Cafe". Em inglês esse símbolo, '@' ", se pronuncia "at". É o símbolo mais comumente usado no louco, desvairado ciberespaço da Internet. Muitos endereços na Internet são algo do tipo "zingo @ compuserve.com".
Agora, espero, já compreendemos qual a função do "@ " neste admirável novo mundo hipertextual.
(Um aparte, Joãozinho: caso você esteja ligado na Internet, não me mande correio eletrônico ao endereço acima. Ele voltaria com uma mensagem de "endereço não encontrado" em menos tempo do que você levaria para desligar o computador. Estou na Internet, mas sob outro nome. Outra hora te conto tudo sobre isso.)
A Internet é acessada com a ajuda de um software chamado Netscape Navigator, a última novidade em matéria de instrumentos de "browsing". Um "browser" é exatamente o que o verbo inglês "to browse" dá a entender: é um software muito útil que permite que você passeie por milhares de pontos de informação espalhados no mundo, folheando uma página de informação aqui, ou um grupinho de pessoas ali, falando sobre algum assunto tedioso tipo sexo.
Minha coluna de hoje vem com um pouco de ironia embutida, e aposto que você já percebeu qual é, Joãozinho.
"Por que", pergunta você, arguto, "um velho feio e enrugado como tio Dave está escrevendo sobre a Internet?"
"Especialmente", você completa seu pensamento, "quando a Folha já tem uma colunista Internet que é muito mais bonita e inteligente do que ele?"
A resposta, que deveria ser óbvia até para você, é que Maria Ercilia está sempre ocupada mantendo-se a par das mais recentes piadas cometidas pela Embratel, enquanto tio Dave passa seu tempo pensando em problemas de verdade, como sexo, por exemplo.
Retificando: cibersexo.
Ciberação
Se você, como tio Dave, é uma formiga que quer seduzir um elefante, o ciberespaço é o lugar certo. É ali que acontece a ação.
Esse mercado de encontros eletrônicos é enorme e variado no número e espécie de Jennifers que oferece a teus dedos sedentos. (Não vá pensar em algo óbvio -eu me refiro, naturalmente, aos dedos que digitam tuas mensagens eletrônicas libidinosas no teclado.)
O ponto de encontro eletrônico é tão diversificado que é capaz de receber praticamente todo mundo, desde mulheres casadas bissexuais (alt.personal.bi) até homens solteiros e gordos (alt.sex.wanted) -todos têm seus próprios "message boards" pessoais.
Se você procura "uma tigresa SBF para tornar minhas noites de inverno mais quentes do que fevereiro", pode apostar que vai encontrá-la aqui. (SBF significa Single Black Female, ou Mulher Negra Solteira.)
Quem sabe você está à cata de uma "twentysomething B&D" (garota de vinte e tantos anos que gosta de transar algemada etc.), seu malandro! Basta surfar pela Net até chegar a (alt.sex.wanted) e fazer tua escolha.
Embora não existam estatísticas que indiquem até que ponto o grupo (alt.personal.ads) consegue reunir as pessoas que procuram outras, com tantas opções é difícil imaginar que alguém saia de mãos totalmente vazias.
Existem "message boards" de pessoas solteiras espalhadas pela Net inteira, e uma profusão de serviços de comunicações particulares. Ouçam o seguinte testemunho:
"Conheci duas garotas aqui na Net. As duas são maravilhosas. Uma delas se apaixonou por mim, a outra me disse tudo que eu sempre quis ouvir... ela ocupou todos meus pensamentos. Ela me mandou canções... me disse que eu era o tal...a pessoa que ela sempre buscou... estávamos com tudo marcado para nos conhecermos, quando de repente ela me diz que não acredita que eu possa amá-la como ela precisa... Então fiquei aqui, de coração estraçalhado, na Net... estou magoado e meus sonhos foram por água abaixo.
"Mas tem outra garota na 'message group' que diz que se apaixonou por mim... o que se pode fazer?"
Cegos
É espantoso até que ponto um cara e uma garota podem se envolver quando estão sozinhos, à noite, digitando bobagens na Internet que rodam o mundo inteiro. Você está literalmente cego. Você é obrigado a confiar nas palavras apenas -não há imagem da pessoa com quem você está falando.
Não há expressão facial da outra pessoa para você saber o que está fazendo, como ela está reagindo.
A comunidade "on-line" não deixa isso atrapalhar suas atividades. Não é preciso ser Shakespeare para contar a alguém no ciberespaço como você se sente. Todo um vocabulário de palavras e símbolos surgiu exatamente para isso.
A linguagem corporal já tem sua forma escrita: *slygrin* (sorriso malandro), *shysmile* (sorriso tímido), *sheepishgrin* (sorriso sem jeito), *giggle* (risadinha boba), *madfrown* (carranca louca), *growl* (rosnado), *pout* (fazer beicinho), *groan* (gemido) *sniff* (torcer o nariz), *tongueout* (botar a língua para fora), *bitelip* (morder o lábio), *evilgrin* (sorriso malévolo), *shiver* (ficar arrepiado).
E há a linguagem gráfica, conhecida como "smilies". Existe um que é o pai de todos os "smilies". É uma maneira de dizer "Era só de brincadeira". Designa ligeiro sarcasmo: :-) .
Se você ainda não decifrou, vire a página de lado e depois volte para o fundo da classe. Aqui vão mais alguns "smilies": :-& Agora estou bravo de verdade. %-) Só estou um pouco alto. O:) Estou me sentindo ligeiramente angelical. :-C Estou chocado! : ( E triste. :'( Tão triste que estou chorando. :-, Sei uma coisa que você não sabe (risadinha). :,, Estou babando por você. :-x Um beijão. Há centenas de outros no lugar de onde estes vieram, lá fora nas imaginações férteis dos surfistas na Internet.
Se você usou alguns destes e se flagrou dando um sorriso de prazer, talvez você tenha finalmente encontrado uma ciberJennifer superespecial. E agora que você talvez tenha encontrado coisa boa, quem sabe não está na hora de decidir se você vai ou não vai -ir fundo e fazer tudo logo.
Tudo que você precisa fazer é ir (alt.sex.first-time), um grupo diversificado. Alguns dos membros são do tipo conservador: "Na condição de alguém que 'perdeu aquilo' vários anos depois dos 18, acredito que a vida é mais do que transar na primeira oportunidade".
Mas o mundo não corre perigo imediato de se esgotar. Os liberais estão travando uma guerra para manter este grupo seguro para conversas de teor sexual: "Na minha ilustre opinião, qualquer pessoa que ainda é virgem depois dos 18 anos não passa de um lunático que tem medo de viver".
Portanto, Joãozinho, bem-vindo à Cibersexolândia. É aqui que tudo acontece. Ou então, se as palavras ficam entaladas em tua garganta, que tal voltar aos gloriosos tempos do transporte em lombo de burro?
Às vezes é engraçado, às vezes grosseiro. Às vezes é poético, outras vezes pornográfico.
Quando você está ali fora na terra das transas eletrônicas, é difícil saber quem é quem -mas, afinal, quem se importa com isso?

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Cameron trabalha o futuro
Próximo Texto: Mostra peca por lerdeza burocrática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.