São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth atrai público a tenda latino-americana

SUZANA SINGER
ENVIADA ESPECIAL A PEQUIM

A primeira-dama Ruth Cardoso teve ontem a sua tarde de "pop star". Em visita à tenda da América Latina e Caribe, em Huairou (a 55 km de Pequim), ela tirou dezenas de fotos ao lado de brasileiras, ganhou presentes, distribuiu beijinhos e recebeu elogios como "parece mais nova pessoalmente".
Quando Ruth Cardoso chegou à tenda -às 13h (2h em Brasília)-, as mulheres cantavam um forró das agricultoras do Tocantins, cujo refrão é "nossa luta é difícil, mas tem que acontecer".
A primeira-dama discursou por apenas 10 minutos -metade do tempo em espanhol.
Voltou a falar sobre a "feminilização da pobreza" e disse que a questão das mulheres negras precisa "ser colocada com destaque".
Foi logo rodeada pelas militantes. As organizadoras colocaram uma fita com Caetano Veloso e Daniela Mercury e as mulheres começaram a dançar. Algumas, ao fundo, gritavam "bruxinhas, maravilhosas, poderosas e gostosas'. Havia 250 pessoas na tenda.
Ruth Cardoso conversou pacientemente com todas que se aproximaram. A maioria queria apenas tirar uma foto e dar dois beijos na primeira-dama.
Atraídas pela festa, mulheres de tendas vizinhas entravam e perguntavam "quem é essa senhora?". Os chineses adoraram e tiraram muitas fotos.
Para uma mulher que elogiou sua aparência, a primeira-dama respondeu: "Nas fotos eu sempre pareço uma velhinha".
A funcionária pública carioca Glória Silva estava animada: "Ela é um amor e muito bonita".
Ruth Cardoso ficou uma hora na tenda. Conversou com uma advogada peruana paralítica, com uma índia da Guatemala e com uma brasileira com boné maoísta.
A tenda onde estão as brasileiras faz parte do fórum de ONGs (organizações não-governamentais), que acontece paralelamente à Conferência Mundial da Mulher.

Texto Anterior: EUA prometem ajuda à mulher com fundo de US$ 1,6 bilhão
Próximo Texto: Guiné-Bissau pede alfabetização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.