São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestantes vêm até de Rondônia

'Dificuldades aumentam a cada mês'

DA FOLHA VALE

Maria da Conceição Barbosa, 40, viajou de Rondônia até Aparecida, em São Paulo, para participar do "Grito dos Excluídos".
Maria disse que participa das discussões da Pastoral da Terra da Igreja Católica há mais de cinco anos.
Portando uma bandeira do PT, Maria da Conceição cobrava a punição para os responsáveis pela morte de dez trabalhadores rurais sem terra em Corumbiara (RO), após confronto com a Polícia Militar. Além disso, existem nove pessoas desaparecidas.
"A gente que está lá sabe que o massacre só aconteceu por causa da omissão dos governantes", afirmou.
Segundo Maria da Conceição, "o pessoal que está no poder precisa dizer de maneira clara se quer mesmo fazer a tal da reforma agrária".
A irmã Alcebina Carvalho de Assis, 65, ajudou a organizar uma caravana em Americana (SP) para levar manifestantes ao "Grito dos Excluídos".
Alcebina afirmou que trabalha há mais 20 anos como voluntária em entidades religiosas que fazem trabalho de assistência social junto às comunidades mais carentes.
"A gente presencia o sofrimento do povo", afirmou. Alcebina disse que já participou de todas as romarias (oito, no total) de trabalhadores já realizadas em Aparecida.
Segundo a irmã, o "Grito dos Excluídos" é um alerta às autoridades do país. "A população precisa se unir novamente para conseguir mudanças", disse.
A aposentada Maura Moreira, 65, de Volta Redonda (RJ), disse que encontrou na Romaria dos Trabalhadores um espaço para manifestar sua preocupação com as dificuldades financeiras enfrentadas pelos seus amigos.
Maura disse que a situação financeira "piorou muito nos últimos meses e é importante que as pessoas mostrem isso às autoridades".
Maura disse que o valor da sua aposentadoria como funcionária pública estadual é insuficiente para sustentar os seus três filhos.
"Em mesma venho sentindo que as dificuldades estão aumentando a cada mês", afirmou.

Texto Anterior: Evento revela divisão da Igreja
Próximo Texto: D. Mauro critica governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.