São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucena vai presidir comissão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de passar pela Câmara, o projeto sobre as eleições de 96 será analisado no Senado por uma comissão presidida pelo senador Humberto Lucena (PMDB-PB) -que quase foi cassado por infringir as regras da última eleição.
Lucena foi indicado pelo PMDB para presidir a comissão especial encarregada de analisar as reformas políticas. O projeto só não passará pela comissão se for aprovado um requerimento de urgência, o que o levaria diretamente para votação em plenário.
A cassação do senador foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral após a constatação de que ele havia distribuído a eleitores calendários impressos na gráfica do Senado em 1993.
Para salvar o mandato de Lucena, o Congresso aprovou em tempo recorde um projeto de anistia, no início deste ano.
Vários parlamentares alegaram que a distribuição de folhetos impressos com verba pública é "prática usual" entre os congressistas. A "prática usual" deve ter cobertura legal nas próximas eleições.
O projeto elaborado pela Câmara para 96 diz: "Não se subordinam às regras desta lei os gastos realizados por candidatos, no exercício de mandato, decorrentes de prerrogativas consignadas nos regimentos e normas das Casas Legislativas que integram".
O uso da gráfica é um dos benefícios previstos nos regimentos da Câmara e do Senado, assim como cotas de correio e telefone.
Para o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o dispositivo "legaliza o uso da máquina pública em cerca de 5.000 Câmaras Municipais em todo o país", além de beneficiar os parlamentares que pretendem se candidatar a prefeito.

Texto Anterior: Vai ser uma festa, diz PC
Próximo Texto: PT veta doação de empresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.