São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio prepara caminhada contra violência no futebol

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Uma caminhada pela orla marítima do Rio, no dia 24, será a primeira grande manifestação pública da campanha Paz no Futebol.
Os participantes vão se concentrar às 10h no Leme (zona sul) e caminhar 4,5 km até o Arpoador (extremidade da praia de Ipanema).
No começo da semana que vem, o coordenador da campanha, sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, convidará as torcidas organizadas cariocas para aderirem à manifestação.
Betinho proporá aos torcedores que eles participem de "gestos de solidariedade" nos estádios, prendendo fitas brancas à roupa e trocando de camisa com adversários.
Os jogadores deverão apoiar a campanha usando, durante as partidas, braçadeiras brancas.
A caminhada também está sendo convocada pelo Viva Rio (movimento de revalorização da cidade) e pela Unipaz (entidade que, entre outras ações, estuda políticas contra a violência).
Betinho decidiu unir a Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria e a campanha contra a violência no futebol.
A caminhada marcará a volta, com mais intensidade, da coleta de alimentos da Ação da Cidadania, que se dedicará ao projeto "Natal sem Fome".
Uma semana antes do ato, o clássico Palmeiras e Corinthians, em São Paulo, servirá para arrecadar alimentos. O ingresso custará o equivalente a 2 kg de arroz, 1 kg de feijão e uma lata de óleo.
No mesmo dia da caminhada, Flamengo e Botafogo se enfrentarão, provavelmente em Goiânia. Betinho planeja confraternizar torcedores dos dois clubes durante a manifestação no Rio.
A publicitária Nádia Rebouças, organizadora da caminhada, prevê a participação dos Loucos Varridos (movimento que combate a sujeira nas ruas do Rio) e dos bikers (usuários da ciclovia da orla).
Em vários pontos do trajeto haverá grupos praticando expressão corporal e tai-chi-chuan.
No Arpoador, os manifestantes farão três minutos de silêncio contra a violência.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Organizadas fazem 'pente fino' em sócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.