São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente tenta pôr fim a atrito com Sarney

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

o presidente Fernando Henrique Cardoso irá se reunir com o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), neste final de semana, para tentar pôr fim aos desentendimentos entre ambos.
O porta-voz da Presidência, Sérgio Amaral, evitou repetir as críticas de Fernando Henrique ao Plano Cruzado ao comentar o artigo do ex-presidente José Sarney, publicado ontem na Folha. Nele, o senador afirma que o Plano Real não existiria sem o plano econômico de seu governo (1984-1989).
"Um bom entendimento sobre o que aconteceu com o Cruzado certamente foi útil para a preparação do Real", disse Amaral. O porta-voz também disse que FHC e Sarney se encontrarão porque são "amigos e aliados".
Na terça-feira, FHC afirmou que o Cruzado não teve sucesso porque não foram tomadas medidas necessárias para contenção de "certos" gastos.
O ataque do presidente foi feito em função das críticas de Sarney a propostas do governo como reforma tributária e prorrogação do Fundo Social de Emergência.
Sérgio Amaral não quis comentar a acusação que o senador fez, no artigo de ontem, sobre o caráter eleitoreiro do Plano Real.
Segundo Sarney, "é balela dizer que o Cruzado foi eleitoreiro. O Real foi editado três meses antes das eleições e ninguém o acusa desse objetivo".
FHC reagiu, por intermédio de Amaral, à acusação do presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), de que o Executivo não propôs até agora a regulamentação das reformas constitucionais aprovadas pelo Congresso.
O porta-voz afirmou que "a demora é normal, dada a complexidade dos assuntos". Segundo ele, FHC "não vai estimular este debate político".

Texto Anterior: Covas defende ritmo de FHC
Próximo Texto: Discurso não condiz com prática, diz pastor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.