São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
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Sto. André e Mauá pagam reparo de via

Estado sustou obras na Índio Tibiriçá

DA FOLHA ABCD

As prefeituras de Santo André e Ribeirão Pires, em conjunto com empresas do ABCD, decidiram arrecadar verbas para construir 15 quilômetros de acostamento na rodovia Índio Tibiriçá, a SP-31.
A obra está orçada em R$ 150 mil, e o acostamento será feito no trecho entre os quilômetros 1 e 16 da rodovia.
Nesse trecho, o acostamento está desnivelando em relação à pista, formando uma espécie de degrau. Em alguns trechos da rodovia, o desnível (relação entre a pista e o terreno de base) atinge 20 cm.
A Índio Tibiriçá é uma importante via de ligação entre as vias Anchieta e Dutra e a única opção de tráfego para quem precisa ir a Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Pelo menos 12 empresas da região participam da campanha de arrecadação de fundos para a construção do acostamento na Índio Tibiriçá.
A construção do acostamento é obrigação do governo do Estado.
Prefeituras e empresas pressionam pela realização da obra desde 1989. Ela chegou a ser aprovada pelo Estado, mas o governador Mário Covas (PSDB) suspendeu a obra no mês de julho, alegando falta de recursos.
A Prefeitura de Santo André vai ceder 5.000 metros cúbicos de pedras britadas para a obra e vai ajudar na sua construção.
Já a Prefeitura de Ribeirão Pires vai ceder o maquinário e a terra necessários para a construção do acostamento.
O início dessa obra está previsto para fim de setembro, segundo as prefeituras e empresas envolvidas.
Uma comissão integrada por políticos e empresários foi montada para arrecadar verbas para a construção do acostamento.
Acidentes
A rodovia Índio Tibiriçá é uma das mais perigosas da região e tem mão dupla. Cerca de 12 mil veículos trafegam diariamente por ela.
Até julho de 95, no último levantamento feito pela Polícia Rodoviária, houve 36 acidentes na rodovia.
Desse total, houve 66 vítimas. Dez pessoas morreram nos acidentes da rodovia nos sete primeiros meses deste ano.

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