São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
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Setor de autopeças ficará vulnerável, diz Mindlin

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

José Mindlin, membro do conselho de administração da indústria de autopeças Metal Leve (faturamento de US$ 330 milhões em 94) diz que o "modelo López" torna o setor de autopeças "vulnerável".
Mindlin prevê a formação de alianças estratégicas entre as empresas de autopeças em resposta tanto à globalização das montadores quanto ao "modelo López".
"O setor de autopeças vai passar por uma grande transformação nos próximos anos", disse em entrevista à Folha na sexta-feira, dia em que fez 81 anos de idade.
"Gostaria de ser 20 anos mais moço, e viver esses 20 anos, um período altamente estimulante, para ver o país se encontrar com seu futuro. Espero, pelo menos, um Brasil com trânsito melhorado...", disse. A seguir trechos da entrevista.

Folha - Qual o impacto do "modelo López" no setor de autopeças?
José Mindlin - Esse modelo de produção torna o setor de autopeças vulnerável. O setor está hoje preocupado com os efeitos da globalização da economia nas suas atividades.
A exigência, pelas montadoras de veículos, de qualidade e regularidade de fornecimento de autopeças é absolutamente legítima.
O tempo é que vai dizer como isso vai funcionar.
Folha - Quais as mudanças que o "modelo López" vai provocar no setor de autopeças?
Mindlin - O setor provavelmente vai passar por uma grande transformação. O novo modelo de produção da fábrica de caminhões da Volks em Resende vai provocar alianças estratégicas entre as empresas de autopeças, visando ao aumento da eficiência das suas operações e da qualidade de seus produtos.
Folha - Qual é papel nesse processo de transformação da parceria dos fornecedores de autopeças com as montadoras?
Mindlin - Esse é um fenômeno que está vindo de mais longe. A transferência da pesquisa e do desenvolvimento dos componentes dos veículos já é uma tendência no caso dos motores diesel.

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