São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o sistema norte-americano

DE WASHINGTON

O atual sistema tributário nos EUA está em vigor há 82 anos. Ele se baseia em um imposto de renda federal progressivo, em impostos estaduais sobre vendas e impostos municipais sobre propriedade.
Alguns Estados também cobram imposto sobre renda. O governo federal taxa espólios e heranças. Os municípios têm impostos escolar e de serviços.
O imposto sobre vendas dos Estados varia de 2% a 9% sobre o valor do que é consumido. Em alguns Estados, ele é fixo. Em outros, varia conforme o tipo de bem ou serviço.
O imposto federal sobre renda teve em 1994 cinco faixas de alíquotas: 15%, 28%, 31%, 36% e 39,6%.
A alíquota máxima do imposto federal sobre ganhos de capital, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, é de 28%.
A mais recente mudança no sistema tributário ocorreu em 1986, durante o governo Ronald Reagan. Ela reduziu as faixas de alíquotas de 14 para 2 (15% e 28%) e eliminou a maioria dos abatimentos então existentes (exceto prestação da casa própria, doações para caridade e imposto predial).
Parte das alterações foram derrubadas em 93 por Clinton, que voltou a aumentar alíquotas para maiores rendimentos.

Texto Anterior: Brasileiros têm 'aula' de reforma nos EUA
Próximo Texto: CNBB tenta conter 'excessos' de campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.