São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme vietnamita vence festival de Veneza

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

Numa dupla concessão ao esteticismo e ao exotismo, o drama vietnamita "Ciclista" ("Xich Lô"), de Ahan Hung Tran, surpreendeu e venceu ontem a disputa pelo Leão de Ouro da 52ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza (Itália).
O filme retrata, em estilo barroco, a marginalização de um casal de jovens irmãos na atual Ho Chi Minh. É o segundo filme de Tran, que já tivera sua estréia, "O Cheiro da Papaia Verde", premiada com a "Câmera de Ouro" no Festival de Cannes, em 1994. "Ciclista" será distribuído no Brasil pela Lumière.

Tornatore
O Grande Prêmio Especial do Júri foi concedido "ex aequo" ao filme português "A Comédia de Deus", de João César Monteiro, e ao drama italiano "O Homem da Estrela", de Giuseppe Tornatore ("Cinema Paradiso").
O grande favorito, "A Cerimônia", do francês Claude Chabrol, acabou ficando apenas com a Copa Volpi de melhor atriz, dividida entre suas protagonistas, Isabelle Huppert e Sandrine Bonnaire.
O alemão Goerz George, no papel de um "serial killer" dos anos 20 em "O Matador", de Romuald Karmakar, foi eleito o melhor ator. Ian Hart ("Nothing Personal") e Isabella Ferrari ("Romance de Um Pobre Rapaz") foram os melhores coadjuvantes.

Branagh
Três Osellas de Ouro foram concedidas ao elenco e direção de "In The Bleak Midwinter", de Kenneth Branagh, à fotografia de "Maborosi no Hiraki", de Hirokazu Koreeda, e ao iraniano "Det, Yani Dokhtar", de Abdolfazl Jalili. A Medalha de Ouro da Presidência do Senado foi para "Pasolini, Um Delito Italiano", de Marco Tullio Giordana.

Texto Anterior: Sacerdote quer criar pastoral gay
Próximo Texto: Presidente descansa no campo com netos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.