São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

90% dos dentes perdidos podem ser reimplantados

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Noventa por cento dos dentes que foram perdidos em acidentes podem ser salvos se a própria pessoa ou o dentista os colocarem no local certo em menos de 30 minutos.
A estimativa se refere a dentes inteiros (coroa e raiz) que saíram do alvéolo dentário por avulsão ("arrancados"). Isso acontece, em geral, com os dentes da frente.
O dente pode ser salvo porque as células que compõem sua raiz não se deterioram nesse período.
Acidentes com automóveis, bicicletas, atividades esportivas e brigas são os principais responsáveis pela avulsão dos dentes.
Celso Kenji Nishiyama, responsável pelo setor de endodontia do Centrinho do Hospital de Reabilitação da USP (Bauru), explica que alguns cuidados devem ser tomados antes de reimplantar o dente.
Segundo Nishiyama, o dente precisa ser lavado com água corrente e deve ser colocado na posição original. Em seguida, a pessoa deve procurar um dentista para checar se não há problemas.
Não se deve lavar o dente com água e sabão ou com produtos químicos nem raspar ou ferver o dente para tirar as impurezas. Isso pode destruir as células da raiz.
As pessoas que não têm coragem de reimplantar o próprio dente podem colocá-lo em um recipiente com leite, soro fisiológico ou água e correr para o dentista.
Na falta disso, pode-se pôr o dente sob a língua até que um dentista possa ser alcançado. No caso das crianças, um adulto é que deve levar o dente embaixo da língua.
A raiz tem que permanecer úmida para que suas células fiquem viáveis. O tempo é determinante. Depois de duas horas, só 10% dos dentes reimplantados podem ser salvos. O organismo rejeita 90%.
Nishiyama diz que uma campanha de saúde pública seria fundamental para esclarecer as pessoas sobre a importância e a facilidade de salvar dentes perdidos.
(JB)

Texto Anterior: Bancária troca prótese e diz não ter sentido dores
Próximo Texto: Congresso terá uma sessão só de brasileiros; A FRASE; O NÚMERO; Difteria na pele pode ser mais contagiosa; Impactos no tórax podem causar morte; Dano cerebral em bebê tem várias causas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.