São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China usa remédio há mais de 10 anos

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Na China, a pílula masculina vem sendo usada a nível experimental há cerca de 15 anos. Comercialmente, o gossipol é empregado como regulador de hormônios femininos em vários países.
A descoberta do gossipol como anticoncepcional ocorreu por acaso. Médicos queriam saber porque habitantes do nordeste da China tinham um número de filhos muito abaixo da média do país.
A região é produtora e exportadora de óleo comestível feito a partir da semente do algodão. A sobra dessa produção, em forma de torta, é usada por famílias pobres no preparo de alimentos.
Os médicos constataram que essas famílias eram as que tinham menor número de filhos. O passo seguinte foi descobrir que o gossipol, presente nesse resíduo, era a substância que inibia a produção de espermatozóides.
Segundo Nelson Vitiello, da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, uma nova pílula vem sendo estudada por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas. Já se sabe que os caboclos da Amazônia utilizam o chá da casca de uma árvore, a carapanaíba, como anticoncepcional.
O chá funciona para homens e mulheres. O que não se sabe ainda é qual substância presente na casca evita a gravidez, nem de que maneira ela age. (AB

Texto Anterior: Pílula para homem deve ser lançada em 96
Próximo Texto: Roubo em Cinemateca do MAM é ignorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.