São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
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Darwin e Macedo

O princípio de toda e qualquer religião é oferecer uma explicação razoável para um mundo incompreensível, complexo e, no mais das vezes, hostil. As variáveis temporais e de modo de vida determinam o que é ou não "razoável".
Assim, todas as religiões possuem uma cosmogonia, uma explicação para a origem do mundo mais ou menos elaborada. Para os índios thlinkit, por exemplo, o mundo surgiu quando o criador-herói furtivamente libertou o sol, a lua e as estrelas de uma caixa em que estavam aprisionados.
Na mitologia indiana, o mundo simplesmente surge e se torna material a partir de um simples pensamento do criador.
Para além de cosmogonias, as religiões procuram também disciplinar as relações sociais, sendo assim também uma espécie de lei, como os dez mandamentos dados a Moisés, ou o Corão, que já traz em si um Código Penal e Civil.
Os tempos porém, sobretudo do século passado até hoje, transformam-se muito mais rapidamente do que as religiões tradicionais, o que abre espaço para o surgimento de credos ou seitas de alguma forma mais ligadas à contemporaneidade, para o bem ou para o mal.
É nesse sentido que se deve analisar a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo. A religião de Macedo é a expressão mais selvagem do mundo contemporâneo, onde tudo tem um preço -alto- e a mercadoria, geralmente um "milagre", é de rápida entrega, "garantem" os prosélitos da igreja.
Numa lógica hipercapitalista, Macedo e seus seguidores não negam seu apreço pelos generosos dízimos cobrados aos fiéis. Chegam a condenar as contribuições de que o fiel pode dispor sem passar privações. Afirmam que esse tipo de ajuda pouco vale aos olhos desse estranho Deus cujo atributo primeiro parece ser o do apego a bens materiais. Esses neocristãos se negam a "oferecer a outra face". Como no mundo da superconcorrência, o que importa é destruir o inimigo.
Numa ótica desprovida de qualquer juízo moral -mesmo porque as práticas de Macedo não se coadunam de nenhuma forma com os conceitos correntes de moralidade-, numa espécie de darwinismo religioso, seria lícito afirmar que Macedo parece estar hoje mais adaptado do que seus concorrentes tradicionais. Mas, como já se disse, os tempos mudam rapidamente e quem hoje está adaptado pode amanhã não estar. Mais educação para os brasileiros provavelmente constituiria uma excelente ameaça à sobrevivência da Igreja Universal do Reino de Deus.

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