São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
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Novo motor Volkswagen 1.0000 chega em 96

DA REDAÇÃO

Chega no segundo semestre do ano que vem o primeiro novo motor VW brasileiro de produção em grande escala dos últimos 21 anos.
Chamado de EA 111, esse motor vai ser usado nas versões de mil centímetros cúbicos do Gol, substituindo o AE 1.000, fornecido pela Ford.
Segundo João Alvarez Filho, gerente de desenvolvimento do EA 111, o novo motor será mais leve que o AE. Além disso, vai poluir menos, graças a inovações como a injeção multiponto sequencial.
Esse tipo de injeção, explica Alvarez, permite que a mistura de ar e combustível entre nos cilindros do motor na hora certa, o que melhora sua queima, reduzindo a emissão de produtos poluentes.
A meta da VW para o novo motor, que vai ser lançado ao mesmo tempo aqui e na Alemanha, é atingir 50 cavalos-vapor de potência -o mesmo que o motor AE fornece, só que sem atender ainda as metas de poluição fixadas para 97, o que o EA 111 fará.
Pelas características de construção do novo motor (curso do pistão, de 70,6 mm, maior que seu diâmetro, de 67,1 mm), ele deverá ter mais força em baixas rotações que o AE.
Outro objetivo da fábrica é deixar o EA longe das oficinas. O intervalo para troca de óleo deve ser de pelo menos 15 mil km (10 mil no AE), e o do filtro, de 30 mil km (20 mil km).
Para isso, e também para reduzir o peso total, contribui a tampa de válvulas em alumínio, material mais leve.
O bloco do motor, de ferro fundido, foi projetado para exigir o mínimo possível de material, em tentativa de reduzir seu peso. O cabeçote é de alumínio.
Também ajuda no "emagrecimento" do motor o uso de um tipo especial de plástico (denominado de engenharia) no coletor de admissão, componente normalmente feito de metal.
O acabamento da peça de plástico é melhor que o conseguido na produção em larga escala do coletor de alumínio fundido. Como apresenta menos rugosidade na parte interna, permite melhor fluxo de gases e queima mais eficaz.
Testes
A VW alemã tem motores EA 111 em testes de dinamômetro, aparelho especial para determinar a potência fornecida.
Em outubro devem chegar ao Brasil os primeiros EA 111 para testes locais, já com peças fornecidas por empresas nacionais.

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