São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No teatro do mundo

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Fernando Henrique foi embora outra vez. "O presidente fica ao todo nove dias fora, viajando pela Europa".
Viajando e brigando por seu projeto de um Brasil grande, no teatro do mundo.
A viagem não começa bem. Ontem e anteontem a CNN gastou boa parte do tempo, na transmissão em inglês, para o teatro do mundo, apresentando e reprisando um longo relato -nada positivo- do projeto dos desaparecidos.
Sobre imagens de tanques na rua, de jovens sendo presos, de mães de desaparecidos em atos contra o governo, a locução não tratou os militares com a cautela do presidente.
Afirmou, logo de cara, que o projeto do governo não traz "os assassinos à Justiça". Mais importante, não responde às perguntas das famílias.
Famílias que "têm vivido com a angústia de não saber o destino dos seus entes queridos". O tom -não poderia ser outro- foi dramático e sustentado em exemplos:
- Vitória está procurando respostas a perguntas que a têm assombrado por duas décadas. Durante a ditadura brasileira, desapareceram seu marido, seu pai e seu irmão.
- Vocês não podem imaginar a dor. Atravessar todo este tempo sem saber o que aconteceu a eles.
E vai continuar sem saber, como mostrou a CNN, com uma única declaração do ministro Nelson Jobim, culpando a Lei da Anistia:
- Nós não temos opção. Aquela lei não nos permite punir os que participaram das torturas e dos assassinatos.
Não é bom, para o Brasil grande, o ministro da Justiça surgir no teatro do mundo dizendo que os torturadores e os assassinos podem andar livres, que ele nada vai fazer.
No final, o resumo, quase o veredito do projeto:
- Até conseguirem o que desejam, dizem elas, as famílias dos desaparecidos não vão deixar o Brasil esquecer o seu doloroso passado.
Choque
José Milton Dallari caiu, passou o tempo e veio o troco. No registro do SBT:
- O ministro Sérgio Motta vê um choque de interesses na assessoria que o presidente dos Correios, Henrique Hargreaves, dá ao Sebrae.

Texto Anterior: Mulher diz que foi agredida por pastor em culto
Próximo Texto: Governo investiga negócios de Hargreaves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.