São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar diz que vai reaparelhar polícia

Governador vai a Brasília pedir apoio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governador do Rio, Marcello Alencar, disse ontem em Brasília que pretende reaparelhar a polícia de choque (Patamo) do Estado com a compra de mil carros para combater a criminalidade.
Segundo o governador, 300 automóveis já estarão nas ruas até o fim do ano. Ele pretende alcançar a meta de mil novos veículos até 1997.
Alencar defendeu a demissão dos "maus policiais" para moralizar a polícia do Estado.
Afirmou que quer reformar a polícia, valorizando os bons profissionais e "desprezando, demitindo, botando de lado tudo o que existe de podre nos organismos policiais".
O governador anunciou também que pretende promover um encontro com os governadores de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo para traçar um plano comum de combate à violência, envolvendo os três Estados.
Segundo Alencar, essa ação conjunta seria um dos temas da discussão que teria ainda ontem com o ministro da Justiça, Nelson Jobim.
"Eliminar a violência em grandes cidades é uma ilusão. Vamos ter sempre os atropelamentos e uma maior quantidade de furtos, mas é preciso ter controle", disse o governador.
Segundo ele, a violência não é uma questão local e sim "transnacional".
Alencar disse ontem ao presidente Fernando Henrique Cardoso que espera o apoio do programa Comunidade Solidária a projetos do Estado do Rio na área social.
Ele se confundiu e trocou o nome do programa: chamou-o de "Solidariedade".
O governador e o presidente participaram de um almoço no apartamento, em Brasília, do presidente do PSDB, senador Arthur da Távola (RJ).
Nesse almoço, o governador deveria apresentar formalmente a Fernando Henrique Cardoso as ações de seu governo na área social a fim de obter apoio federal.
Para isso, Alencar falou de projetos como o Centro de Educação Integrada de preparação de crianças e adolescentes para o mercado de trabalho.
Disse que também depende do apoio da sociedade para reduzir os problemas sociais.

Texto Anterior: PM vai usar armas do tráfico
Próximo Texto: Morro do Turano tem policiamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.