São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto vai implantar 80 novas bibliotecas

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças e o Citibank assinam na próxima segunda-feira um convênio para implantar 80 bibliotecas em entidades sociais que trabalham com crianças carentes.
O banco doou US$ 500 mil para a fundação. Caberá a ela selecionar os livros das bibliotecas e preparar educadores que trabalharão com as crianças. O convênio é de dois anos e meio. Cada biblioteca receberá 300 livros.
O projeto foi batizado de "Biblioteca Viva". Sua coordenadora, Marlene Goldenstein, explica que as bibliotecas do projeto só terão livros de literatura infanto-juvenil.
"Não queremos reproduzir as bibliotecas das escolas. Não haverá livros de informação didática, por exemplo. Queremos que elas sejam espaços lúdicos e de criatividade", diz Marlene.
Segundo ela, o objetivo é desenvolver nas crianças a capacidade de fazer leituras críticas.
"A criança vai descobrir que há inúmeras possibilidades de interpretação de um mesmo livro, diferentemente do que é passado nas escolas", afirma Marlene.
O projeto vai atender entidades da Grande São Paulo e de outros Estados. Além do acervo básico, cada Estado receberá uma cota de literatura típica da região.
Os orientadores que farão parte do projeto "Biblioteca Viva" receberão treinamento na sede da fundação em São Paulo. O curso deverá durar 60 horas, divididas em aulas a cada quinze dias.
Para os educadores de outras cidades, haverá um curso intensivo em São Paulo, de uma semana.
As obras estão sendo vendidos com desconto por editoras que também colaboram com o projeto.
A assinatura do convênio acontece na próxima segunda-feira, dia 18, às 14h30, na sede do Citibank (avenida Paulista, 1.111).
Devem estar presentes o ministro da Cultura, Francisco Weffort, o presidente do banco, Roberto do Valle, e o presidente da Fundação Abrinq, Oded Grajew.

Texto Anterior: Pilotos de jet ski não devem esperar pelo linchamento
Próximo Texto: Programa emprega adolescentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.