São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa emprega adolescentes

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Dois mil e oitocentos adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, estão trabalhando em 375 empresas de Curitiba (PR), como office-boys e recepcionistas.
Eles participam do programa "Piá no Ofício", desenvolvido há três anos pela Secretaria Municipal da Criança. Piá é uma gíria local para designar criança.
Os adolescentes recebem 70% do salário mínimo (R$ 70) por quatro horas de trabalho, vale-transporte e seguro de vida. Os que trabalham oito horas recebem um salário mínimo.
Algumas empresas oferecem outros benefícios, como vale-alimentação e vale-supermercado.
Para participar, é preciso frequentar a escola e ter renda familiar inferior a R$ 300,00.
Francine Wosniak, da Secretaria Municipal da Criança, disse que os adolescentes são cadastrados e depois selecionados. Segundo ela, os resultados do programa fizeram com que aumentasse a procura dos adolescentes por emprego.
Hoje, cerca de 2.000 adolescentes aguardam na fila de espera por vagas nas empresas cadastradas.
"Nossa maior dificuldade é ampliar o número de empresas no programa", disse Francine.
Ela afirmou que a secretaria não sabe o que impede a maior participação dos empresários. "Nós cadastramos, selecionamos e encaminhamos o adolescente com o perfil solicitado", explicou. Além disso, técnicos acompanham o desempenho do adolescente.
Prêmio Criança
A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança decidiu prorrogar o prazo de inscrição para trabalhos no "Prêmio Criança" até 30 de setembro. O objetivo do prêmio é homenagear pessoas ou entidades que se destacaram na defesa dos direitos das crianças.

Esta coluna é elaborada em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças, que desenvolve trabalhos nas áreas de saúde, educação, família e comunidade, cultura, trabalho e engajamento empresarial. O endereço para contato é rua Alberto de Faria, 473, Pinheiros, CEP 05459-000. São Paulo, SP. Tel. (011) 814-9500.

Texto Anterior: Projeto vai implantar 80 novas bibliotecas
Próximo Texto: Governo pretende mudar a rede de escolas técnicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.