São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estabilidade é tema de reunião

DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso considera naturais as reticências ainda existentes no empresariado internacional a respeito da economia brasileira. "A memória das coisas ainda está viva."
O presidente fez um relato ontem da conversa de sábado com 15 empresários representando 17 empresas cujo faturamento anual chega a US$ 220 bilhões.
Foi nessa conversa, conforme a Folha relatou ontem, que surgiram evidências de que a estabilização da economia brasileira não afastou de todos os fantasmas da turbulência de anos recentes.
O sueco Anders Sharp, presidente da Saab, da Scania e da Incentive (tecnologia da medicina, transportes e meio ambiente), pediu desculpas, mas disse que ainda havia no empresariado receio quanto ao que chamou de altos e baixos da economia brasileira.
O presidente reconheceu ontem que "a estabilidade das regras é a preocupação maior deles".
FHC até reproduziu frase de um deles. O presidente não o identificou, mas a Folha apurou ter sido o sueco Sharp: "Vocês estão fazendo um trabalho magnífico, mas só quero saber se vão ser estáveis".
Resposta de FHC: "Estamos mudando as coisas para que elas possam ser estáveis. Estabilidade não é uma coisa que se decrete".
O presidente afirma que os empresários concordaram com as explicações, por eles pedidas, a respeito da elevação das tarifas de importação de veículos.
FHC lhes disse que foi apenas uma questão circunstancial, pois "o Brasil não pode se dar ao luxo de gastar bilhões e bilhões com importação de automóveis, sobretudo depois da crise do México".
Questionado também sobre a Lei de Patentes, motivo de preocupação não só de setores empresariais mas também do governo norte-americano, FHC aproveitou para anunciar que vai regulamentar o acordo sobre Trips.
É a sigla para Comércio de Serviços Relacionados à Propriedade Intelectual. Trata-se de um dos grandes acordos sobre comércio, assinado no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Texto Anterior: Passeio vira excursão
Próximo Texto: Interino assume os problemas do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.