São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
McDonald's investe US$ 30 mi na marca
DA REPORTAGEM LOCAL A rede McDonald's deverá investir US$ 30 milhões neste ano só na divulgação da marca no Brasil. Esse valor equivale a 5% do faturamento previsto de US$ 600 milhões, o dobro do que a empresa faturou em 94."As pessoas não vão só comer hambúrguer no McDonald's. Vão usufruir dos valores agregados à marca", disse Ronaldo Marques, diretor de marketing, quarta-feira passada, em palestra na Folha, no ciclo "Arena do Marketing". Segundo ele, há vários indicadores do sucesso da empresa no país. Uma pesquisa feita na região Sudeste mostrou que o patrimônio da marca alcança no Brasil o maior índice do mundo. A rede tem 30% do mercado de serviços de alimentação, com apenas 7% da quantidade de restaurantes do país. Outro bom indicador, conforme Marques, é o resultado dos últimos quatro anos. Nesse período, o número de lojas dobrou, crescendo em média 23% ao ano, enquanto o faturamento quadruplicou. Desde 79, a empresa contabiliza hoje 160 lojas (87 próprias e 73 franqueadas) e 59 quiosques (lojas menores com apenas alguns serviços). Até o final do ano, mais 12 lojas deverão ser abertas. A estimativa da empresa, segundo o diretor de marketing, é entrar no novo milênio com 500 lojas e 250 quiosques no Brasil. A empresa dirige seu marketing para famílias com filhos até 12 anos e a tônica de mensagens é a simplicidade. Um reforço a essa estratégia foi dado com a criação do personagem Ronald McDonald, hoje o mais conhecido personagem infantil depois da Mônica. Com a marca consolidada, o McDonald's lança na TV a quinta etapa de seu marketing no Brasil, dirigindo a mensagem ao relacionamento entre pai e filho. A essa campanha a empresa deu o nome de "Toque de Classe". Texto Anterior: Propaganda de cigarros cresce 9% Próximo Texto: Mídia alternativa cresce nos EUA Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |