São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres vão controlar os negócios, diz Popcorn

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos cinco anos, 6,5 milhões de norte-americanas abriram suas próprias empresas. Do total, 450 mil trabalham em casa, com a ajuda de computadores. Até o final da década, 40% dos negócios serão controlados por mulheres.
Essa previsão, revelada à Folha pela norte-americana Faith Popcorn, 49, vai figurar em "Clicking", o novo livro da especialista em tendências de consumo, que participou ontem, em São Paulo, do 4º Congresso Latino-Americano de Publicidade.
"As pequenas empresas dirigidas por mulheres já empregam mais do que as 500 do ranking da revista 'Fortune"', acrescenta Popcorn, presidente da BrainReserve, fundada em 1974, que consulta 4.000 consumidores a cada ano e processa informações colhidas em 500 publicações para orientar empresas sobre o futuro.
Em sua palestra, Popcorn discorreu sobre tendências emergentes dos anos 90, como o "encasulamento" dos consumidores em seus lares, em razão do crescimento da violência nas metrópoles.
Um terço dos norte-americanos modificou seus hábitos de consumo, o que favoreceu o surgimento de 65 mil fornecedores de alimentos a domicílio. Produtos para jardinagem movimentam US$ 26 bilhões anuais.
"Dentro de dez a vinte anos, a idéia de marketing de massa estará ultrapassada", prevê. Compras serão feitas através de TV interativa e até equipamentos de realidade virtual, que estão em teste em supermercados da Flórida. Com o uso de um óculos, o cliente, em casa, "passeia" pelas prateleiras.
Empresas como a Levi's, conta Popcorn, já aderiram à onda. Em 370 pontos de venda é possível encomendar, por US$ 79, jeans sob medida.
Dentro de seis meses, anunciou Popcorn, a BrainReserve vai operar um escritório em São Paulo.

Texto Anterior: Supermercados querem vender remédios
Próximo Texto: Direção da Arianespace chega ao Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.