São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Heavy Metal' ganha edição brasileira

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, a lendária revista "Heavy Metal passa a ter versão em português. A revista, criada por Jean Moebius Giraud e Phillipe Druillet em 1974 na França, é uma das principais publicações de HQ adulta. "Heavy Metal revelou nomes como Tanino Liberatore, Jodorowsky e Lorenzo Mattotti, entre muitos outros.
A versão em português vai ser impressa nos EUA e terá uma tiragem inicial de 30 mil exemplares. Uma exposição, de quinta até o fim do mês, com artistas plásticos, fotógrafos e desenhistas de cartoon e quadrinhos no MIS marca o lançamento da "Heavy Metal em edição brasileira.
O editor da versão norte-americana da "Heavy Metal, Kevin Eastman, 33, é um dos criadores das Tartarugas Ninjas. Foi em 89, com o sucesso das Tartarugas, que Eastman adquiriu os direitos de publicação "Heavy Metal nos EUA. A edição brasileira vai ser traduzida da americana.
Eastman, dono de um museu de quadrinhos em North Hampton, Massachusetts, falou à Folha de Los Angeles por telefone.

Folha - As Tartarugas deixaram você rico?
Kevin Eastman - (risos)Bem, sim. Nós pudemos ter uma pequena parte de tudo o que foi vendido com a marca das Tartarugas.
Folha - Como você montou o seu museu quadrinhos?
Eastman - Nos últimos dez anos, eu fui colecionando desenhos originais dos artistas que eu admiro. Hoje, eu tenho perto de 12.000, entre trechos e histórias completas. Um dos meus prediletos é Jack Kirby, criador do Quarteto Fantástico e do Homem-Aranha, de quem eu tenho umas 30 histórias completas. Acho que a coisa mais preciosa do museu é uma coleção de artes da Vaughn Bode, um dos principais criadores dos quadrinhos "underground norte-americanos dos anos 70. E Richard Corben é outro dos meus favoritos.
Folha - Você acha que as novas tecnologias, como os jogos para computador, o CD-ROM e a possibilidade de comunicação on-line, vão afetar o futuro dos quadrinhos?
Eastman - De alguma forma, sim. Mas, até agora, não encontraram uma forma mais atraente ou popular que a revista impressa em papel. Nem mesmo as tentativas feitas em CD-ROM. Nos games, eles simplesmente pegam personagens de quadrinhos e os fazem brigar.
Folha - A "Heavy Metal tem planos para essas novas mídias?
Eastman - Sim. Definitivamente, estamos atentos e estudando formas de explorar esses formatos. Estamos conversando com várias empresas de CD-ROM, que querem transformar duas ou três edições da "Heavy Metal, mas eu acho que, além disso, tem que ter um atrativo a mais. Gostaria que, além das histórias, o CD-ROM trouxesse informações sobre os artistas, um trecho de entrevista, que mostrasse suas técnicas de criação.

Exposição: Heavy Metal
Artistas: Bob Wolfenson, Angeli, Glauco, Luis Gustavo, MZK, Adão Iturrusgarai, Kipper, André Toral, Guto Lacaz, entre outros
Onde: MIS (av. Europa, 158, jardins, zona sul, tel. 011/852-9107)
Quando: de quinta-feira até 30 de setembro

Texto Anterior: Palminteri quer virar diretor
Próximo Texto: Mania de tribunal gera seriado nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.