São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquivos serão abertos hoje

DENISE MADUEÑO
ENVIADA ESPECIAL A GOIÂNIA

As caixas lacradas com o arquivo do extinto Dops (Departamento de Ordem Política e Social) de Goiás começam a ser abertas hoje em Goiânia.
Familiares de desaparecidos políticos esperam que os documentos dêem pistas do local onde estariam os corpos dos mortos durante a repressão no Estado e informações sobre a guerrilha do Araguaia, ocorrida em Goiás (1972-1974).
Pelo menos 70 das 80 pessoas desaparecidas no Estado teriam morrido durante o movimento guerrilheiro. Quase todos estão na lista oficial dos 136 desaparecidos políticos do país.
Os documentos serão analisados por uma comissão formada por professores da UFG (Universidade Federal de Goiás) e delegados da Secretaria de Segurança Pública do Estado e depois abertos para consultas pelos interessados.
"Toda pessoa que se interessar terá acesso às informações", disse o reitor da UFG, Ary Monteiro do Espírito Santo. A guarda do arquivo secreto foi transferida ontem à universidade pelo governo goiano.

Texto Anterior: Militares decidem impedir saída de adido
Próximo Texto: "Só quero lhe dar uma sepultura digna"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.