São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Bonn, FHC saúda Berlim

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A BONN

O presidente Fernando Henrique viveu ontem o seu dia de Franco Montoro, o ex-governador paulista conhecido por trocar frequentemente nome de pessoas e lugares.
Começou seu discurso de saudação à prefeita de Bonn agradecendo a acolhida da "Prefeitura de Berlim". Agradeceu igualmente ao Conselho Municipal (vereadores), sempre de Berlim.
Só aí notou a troca e tentou corrigir: "É inspiração da nova capital", em referência ao fato de que a Alemanha, agora reunificada, voltará a ter Berlim como capital.
Ninguém riu com a piada, depois de traduzida. O pessoal de Bonn não simpatiza nada com a idéia da mudança da capital, pelo óbvio motivo de que a cidade vai perder os rendimentos gerados pela burocracia federal.
Se os alemães conhecem bem o Rio, FHC piorou as coisas depois. Disse que o Brasil fizera o mesmo, saindo do Rio para Brasília, mas que "o Rio de Janeiro está recobrando forças".
Se Bonn ficar como o Rio está, um quarto de século após ter deixado de ser capital, os habitantes da atual capital administrativa alemã não terão muito a comemorar.
Mas, pelo menos, FHC ganhou aplausos das mulheres presentes ao dizer que "todas as prefeitas deveriam ser mulheres".
Citou o colar tradicional que a prefeita Barbel Dieckann usava (símbolo do "poder popular") e comparou-a ao senador Vilson Kleinubing (PFL-SC), ex-prefeito de Blumenau e membro da comitiva. "O colar não ficaria tão bem (em Kleinubing) quanto orna no colo de Sua Excelência".
Seu pai, Irineu, 58, aposentado, também chorava. E tinha uma explicação poética: "Aqui, a tecnologia pode ser de primeira, mas as flores parecem não ter perfume".
FHC esteve ainda com o presidente, o primeiro-ministro e a presidente do Bundestag (o Parlamento federal). Encerrou o dia depositando coroa de flores no cemitério que lembra as "vítimas de guerras e ditaduras".

Texto Anterior: FHC e Kohl propõem relançar Eco-92
Próximo Texto: Banda toca parabéns a Ruth
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.