São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda toca parabéns a Ruth

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A BONN

São 15h30 (10h30 em Brasília) de um lindo dia de sol na Marktplatz, a "praça do Mercado", coração de Bonn.
Fernando Henrique e sua mulher, Ruth, chegam à sacada da prefeitura da cidade, despedem-se da prefeita Barbel Dieckmann e preparam-se para descer as escadas.
"Espera aí, espera aí", grita lá de baixo Ana Tavares, assessora de imprensa do presidente.
O casal presidencial pára e a banda da polícia toca o "parabéns a você" para Ruth, que fazia ontem 65 anos.
Os fotógrafos e cameramen se deliciam com a cena, mas ainda pedem mais: "O beijo, o beijo". Nada. FHC apenas abraça a mulher e aproxima o rosto.
Com ou sem beijo, Ruth gostou tanto da homenagem (aliás, encomendada pelos jornalistas à banda alemã) que garantiu que vai querer comemorar o próximo aniversário no mesmo local.
Mesmo sem banda, ela já achava ótimo o cenário em que comeu dois bolos de aniversário, o castelo Petersberg, casa oficial de hóspedes do governo alemão.
Um bolo foi encomendado pela comitiva e comido anteontem. O outro foi idéia de alguns fotógrafos e servido ontem à tarde, depois que Ruth se encantou com o brinco que ganhou da mulher do chanceler Lampreia.
Era a reprodução exata do brinco de uma pintura de Lanjsberg, pintor alemão.
Ruth cortou o bolo, Fernando Henrique foi o primeiro a se servir e, como parece ter-se tornado costume, provocou a Folha.
Propôs uma troca ao repórter do jornal: o jornalista faria o discurso, e ele, presidente, faria um "artiguete" comentando-o.
Recusada a proposta, o presidente Fernando Henrique foi comer o seu pedaço de bolo, enquanto Ruth dizia que não havia programação alguma à noite, para festejar seus 65 anos.
"Para quê sair, se aqui é tão agradável", explicava a primeira-dama, mostrando o cenário da sacada do Petersberg: toda a cidade de Bonn e, acima de tudo, o mítico rio Reno cortando-a.

Texto Anterior: Em Bonn, FHC saúda Berlim
Próximo Texto: EM VIAGEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.