São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amigo de FHC critica partidos e Legislativo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O sociólogo francês Alain Touraine, 70, amigo do presidente Fernando Henrique Cardoso, disse ontem em Belo Horizonte (MG) que o Congresso brasileiro é "uma associação de interesses privados em vez de ser o lugar de debate de uma política nacional".
Touraine afirmou que "os partidos políticos não existem no Brasil". O sociólogo disse que a principal meta do governo brasileiro deve ser redistribuir a riqueza.
Segundo ele, "o Brasil é campeão mundial de desigualdades sociais, mas o governo brasileiro tem tido uma estratégia lenta (para redistribuir a riqueza) porque tem de negociar cada medida voto a voto no Congresso".
Na opinião de Touraine, "o que caracteriza o sistema político brasileiro é que ele dá pouca capacidade de ação ao poder central".
Para o sociólogo, o único aspecto positivo da falta de capacidade de ação do poder central no Brasil é "a enorme autonomia das prefeituras, que não se vê em nenhum outro lugar do mundo".
Essa autonomia tem "limitado ou diminuído os custos sociais da modernização da economia e afastado a tentação da política dos governadores". Touraine disse que jantará com FHC na sexta-feira.

Texto Anterior: Maciel sanciona Lei dos Partidos Políticos
Próximo Texto: Partidos ameaçam votar Orçamento só após reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.