São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não faz tanto tempo

JANIO DE FREITAS
DE VOLTA

Os serviços secretos do governo "descobriram" que as recentes ações de sem-terra devem-se ao incentivo e comando de ex-guerrilheiros do Sendero Luminoso. Saudemos a inovação: os cubanos, presentes em todas as "descobertas" entre 60 e 84, foram substituídos pelos peruanos. Mas, naturalmente, uns e outros comunistas.
Ao governo só falta explicar o que provocou as tão numerosas ações de sem-terra nos tempos de Sarney, Collor e Itamar -que tiveram vergonha de ressuscitar o perigo comunista.
Sem patente
Pela segunda vez, a Lei de Patentes frustra os planos do presidente.
Antes de ir ao encontro de Bill Clinton, Fernando Henrique fez um grande esforço para que os parlamentares aprovassem a lei cobrada pelo governo dos Estados Unidos, permitindo-lhe anunciá-la pessoalmente na Casa Branca. Deu outro, mas não este presente.
Antes de viajar agora para a Europa, Fernando Henrique fez esforço equivalente, com um apelo às lideranças governistas no Congresso para arrancarem a aprovação a qualquer custo, na comissão técnica do Senado. A votação seria ontem, para permitir a Fernando Henrique anunciar o seu êxito na Alemanha. A votação foi adiada.
As divergências parlamentares em torno do projeto de lei continuam numerosas. Mas não explicam o adiamento, que se deu por número insuficiente (seis apenas) de senadores presentes. Foi boicote mesmo, em represália às estocadas que Fernando Henrique e Sérgio Motta têm dado no PFL, no PMDB e no Congresso.

Texto Anterior: AS IRREGULARIDADES NO SENADO
Próximo Texto: Governistas tentam agilizar votação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.