São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra em NY une Weston e Mapplethorpe

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Quando o fotógrafo Edward Weston morreu, em 1958, o também fotógrafo Robert Mapplethorpe tinha 12 anos.
Apesar de nunca terem se conhecido ou trabalhado juntos, os dois têm uma obra cheia de semelhanças e são considerados como alguns dos mais controversos fotógrafos deste século.
Para mostrar ao público os pontos em comum das obras dos dois, pesquisadores do Museu de Fotografia da Universidade da Califórnia organizaram uma exposição com 80 fotos de cada fotógrafo, sempre comparando um ao outro.
Para isso, as fotos são exibidas em pares. A exposição chegou a Nova York na sexta-feira e fica até o dia 26 de novembro, no International Center of Photography.
Tanto Weston (1886-1958) quanto Mapplethorpe (1946-1989) eram formalistas e fotografavam em estúdios. Ambos expunham os objetos de suas fotos ao máximo de drama e intensidade.
Também tinham em comum a paixão por fotografar nus: Weston mais nus femininos e Mapplethorpe, masculinos. E nenhum dos dois evitava o nu frontal.
Segundo Irene Borger, professora da Universidade da Califórnia e co-autora do livro que deu origem à mostra (e que tem o mesmo nome), a comparação da obra dos dois fotógrafos não deixa dúvidas de que Weston exerceu grande influência sobre Mapplethorpe.
"Apesar de as análises críticas do trabalho de Mapplethorpe serem sempre um pouco prejudicadas pela sua reputação e personalidade polêmica, ao compararmos suas fotos às de Weston fica claro que elas tinham muita qualidade estética", disse Borger à Folha.
No livro, foram selecionadas 54 fotos em preto-e-branco dos fotógrafos. Todas estão na exposição.

Exposição: The Garden of Earthly Delights
Artistas: Edward Weston e Robert Mapllethorpe
Onde: International Center of Photography, Nova York
Quando: até 26 de novembro de 1995

Texto Anterior: Mitchell volta ao país com grupo do Harlem
Próximo Texto: Formalidade liga os fotógrafos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.