São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
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Formalidade liga os fotógrafos

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Embora vivessem em épocas diferentes, Edward Weston e Robert Mapplethorpe manifestaram o mesmo modo de expressão e a mesma formalidade no tratamento visual das imagens.
Nos anos 70, Mapplethorpe ganhou péssima reputação ao retratar o submundo gay de Nova York. Mas, na verdade, pretendia ser reconhecido pela sua sensibilidade.
Ela aparece claramente nas obras exibidas na mostra do International Center of Photography, evidenciando seu apuro técnico e sua preocupação estética.
Weston, criticado pelo seu trabalho com flores e vegetais, foi o mestre dessas qualidades e tornou-se uma fonte inesgotável de inspiração para seus seguidores. E, é claro, para Mapplethorpe.
Em seus nus, Weston ressaltava a sensualidade feminina. Mapplethorpe fez nus masculinos e louvou a virilidade.
Nos retratos, os conceitos intimistas de Weston e Mapplethorpe incorporam composições previamente idealizadas.
O exemplo clássico de Mapplethorpe é a foto de Paloma Picasso. A iluminação frontal básica não só modela a personagem, mas registra seu ar sóbrio, enfatizando as linhas elegantes da fisionomia.

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