São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barcelona non stop

FRANCESC PETIT

Para a felicidade de todos os catalães residentes no Brasil, e todos os amantes de Joan Miró, Salvador Dalí, Pablo Picasso, Montserrat Caballé, Josep Carreras, Joan Manuel Serrat, Lluis Llach, Vigas Luna, Javier Mariscal, Gaudí, Domenech i Montaner, Puig i Cadafalch, Josep M. Sert, Ricardo Bofill e muitos, muitos outros mitos das artes e da cultura, estão agora ligados pela Vasp em vôos diretos de São Paulo a Barcelona.
Mas esse é um fato novo na abertura e na modernização do Brasil, pois até pouco, como nos tempos do velho império, o Brasil só falava com as capitais Paris, Londres, Roma... ignorando outros centros tão ou mais importantes que existem nesse mundo afora. Hoje as novas capitais econômicas, industriais, centros que movem o mundo da economia mundial.
Assim as companhias aéreas do futuro estarão planejando novas rotas, onde vai o dinheiro, onde vai a produção e também onde vai o turismo.
Marselha, Lille, Lyon, Toulouse, Stuttgart, Frankfurt, Munique, Colônia, Hamburgo, Dsseldorf, Hanover, Bremen, Roterdã, Antuérpia, Milão, Turim, Nápoles, Gênova, Veneza, Bari, Bolonha, Manchester, Newcastle, Glasgow, Edinburgo, Bristol, Birmingham, La Coruña, San Sebastian, Bilbao, Sevilha, Valência, Barcelona... todas estas são capitais de suas regiões, poderios da economia européia, que precisam conexões aéreas com todas as partes do mundo. O mesmo acontecendo com a América do Norte e do Sul, a exemplo de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus.
É claro que o turismo continua sendo o grande cliente das companhias aéreas do todo o mundo. Só a região da Catalunha recebe mais de 16 milhões de turistas por ano do total de 55 milhões que visitam o Estado espanhol, todos os anos, à procura do sol e de cultura. Mas Barcelona não é só uma belíssima cidade ensolarada e banhada pelas plácidas águas do Mediterrâneo; Barcelona é o pólo industrial mais importante da Espanha e capital de uma das regiões mais ricas e desenvolvidas da Comunidade Européia, conta com um dos maiores e modernos portos do Mediterrâneo, com conexões extraordinárias para qualquer ponto da Europa, tanto por modernas rodovias como por trens. Barcelona é um centro de negócios; os catalães aprenderam isto com os fenícios, as letras com os gregos e as artes com os romanos.
Também para os publicitários Barcelona é um novo centro de serviços e talentos, como diz o prefeito Pasqual Maragall, "Barcelona é uma fábrica de gênios". Para as produtoras de comerciais e agências de propaganda brasileiras, a cidade conta com excelentes laboratórios, entre eles o Fotofilm, Riera Filmtel, de pós-produção e serviços de computador Motion Control e a firma Enefecto, aluguel de material elétrico, luz e outros como gruas e câmeras, lentes do que existe de mais moderno, são a Seferino, Camerarent, Service Videon e Camera Vision.
As produtoras de Barcelona são, de longe, as melhores da Espanha, eficientes, sérias e com preços acessíveis para o nosso mercado, entre as melhores e mais talentosas são a Group Films, do sr. Pepe Fons, para grandes produções; Daniel Films, do sr. Francisco Daniel, sem dúvida um dos mais refinados da Europa em matéria de comidas e planos fechados, responsável pelas campanhas de Danone, Sanex e muitos outros Leões de Ouro; Ruggiero Films, do milanês Gianni Ruggiero, ex-fotógrafo de moda hoje especializado em filmes grandiosos como os de Freixenet e Codorniú. Há muitas outras produtoras como a do Ney Lutti, paulista especializado em carros, autor de filmes para Renault, Volvo, Ford etc.
Também existem inúmeros estúdios para aluguel e uma produção de Primeiro Mundo. E, como é natural, Barcelona tem as melhores agências de propaganda, um festival de publicidade promovido pela Fomento de Artes Decorativas, no setor de propaganda e comunicação, chamado Prêmio Laus, o mais prestigiado da Espanha. Além de tudo isto, a Catalunha conta com ótimas locações, tanto no mar, praias, castelos, cidades medievais, conventos históricos, grandes montanhas cobertas de neve e de frondosos bosques; paisagens extraordinárias, lagos, rios, pontes românticas, e tudo mais que possa estar na cabeça de um publicitário criativo.
Além de duas fabulosas vantagens, a comida dos restaurantes de Barcelona é ótima, o melhor da gastronomia e o idioma é fácil, pois é um país bilíngue, além do espanhol e catalão, quase todos também falam francês e inglês.

Texto Anterior: Bamerindus lança um cartão múltiplo
Próximo Texto: Filantropia também vende
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.