São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotografia recria o grafismo das flores

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Exposição: O Jardim de Paula
Onde: Li Photogallery (r. da Mata, 80, tel. 011/883-0300, zona sul de São Paulo)
Quando: Hoje, às 19h30; de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 20h; domingos, das 11h30 às 17h; até 22 de outubro
Entrada: Franca

O fotógrafo carioca Ricardo Pimentel, 37, inaugura hoje, na Li Photogallery, a exposição "O Jardim de Paula", com 22 imagens em preto-e-branco de plantas ornamentais, redesenhadas pela iluminação do "painting-light".
O sistema possui um cabo de fibra óptica, que pode ser manuseado como se fosse um pincel, permitindo o desenho da iluminação.
No estúdio, folhas e plantas, com menos de 10 cm, foram registradas com o recurso de um tubo de extensão fixado à máquina.
O aparelho é utilizado para aumentar a distância da objetiva da câmera em relação ao filme e permite aproximações de 5 cm.
O trabalho do fotógrafo é impressionista, com a idéia de acentuar a textura e as formas das plantas, como se fossem pinturas.
O super close de três folhinhas, com menos de 5 cm de diâmetro, produziu uma foto, que parece ter traços e linhas feitos com bico-de-pena e tinta nanquim.
Na verdade, a luz foi desenhada e projetada por trás de cada folha, o que resultou na transparência das tramas e no grafismo plástico.
Volume
Para dar volume à pétala de uma planta ornamental e realce ao favo de sementes na parte central, foram feitas duas projeções de luz.
A primeira, por trás da pétala, que também criou a sombra do favo e, a segunda, sobre ele, para mostrar as sementes.
Devido a um dispositivo mecânico da máquina, nessa composição, o fotógrafo registrou os elementos em separado, mas, na mesma chapa fotográfica.
Segundo ele, seu objetivo foi produzir imagens com grande apelo estético e, ao mesmo tempo, trabalhar com temas de cunho ecológico.
Pimentel é jornalista e trabalha com fotos de publicidade, em seu estúdio, no Rio de Janeiro.

Texto Anterior: Paulista faz sucesso no rock inglês
Próximo Texto: Moraes se rende à ditadura das cordas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.