São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 1995 |
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British revoluciona seus aviões
SILVIO CIOFFI
E as mudanças são radicais. No que diz respeito à primeira classe, os passageiros terão as 18 poltronas convencionais substituídas por 14 módulos individuais nos Boeing-747/400. Nesses compartimentos -que passam a equipar os aviões da companhia britânica em janeiro- o passageiro pode, na hora de dormir, transformar seu módulo numa cama horizontal com 1,98 m de comprimento. Essas cabines individuais podem ainda ser transformadas em duas poltronas e uma mesa, podendo então o passageiro desfrutar de companhia para uma reunião ou refeição. Os módulos são patenteados pela empresa e foram criados por firmas especializadas em projetos de navios de luxo. Cada compartimento fica levemente voltado para a janela do avião e é equipado com vídeo individual de alta definição. Na classe executiva -que a British Airways chama de "New Club World-, a novidade já está no ar. É que 30 dos Boeing-747/400 da empresa já estão voando com poltronas apelidadas de berços. Esses assentos são ergométricos -criados levando em conta as dimensões e necessidades do corpo humano. As novas poltronas propiciam melhor apoio e, consequentemente, mais conforto, estando dispostas em fileiras com espaço 25% acima do convencional. Cada poltrona da "New Club World também está equipada com vídeo individual de alta definição e 24 canais. Os assentos têm ainda descanso móvel controlado sob pressão para os pés, suporte lombar móvel e apoio de cabeça ajustável. As reformulações, que também serão extensivas à classe econômica ("World Traveller) da empresa em pouco tempo, foram baseadas numa das mais amplas pesquisas já realizadas. As conclusões dessa sondagem apontaram para mais espaço no ar e menos tempo no chão. Segundo o presidente da companhia, sir Colin Marshall, a British vai "pisar fundo no acelerador para que os passageiros tenham as melhorias que desejam num curto espaço de tempo. Anunciou ainda que um total de US$ 800 milhões serão gastos em outras melhorias como salas de desembarque mais confortáveis, dotadas inclusive de chuveiros em alguns casos. Outra novidade é a flexibilidade na escolha das comidas e nos horários de refeição. A partir de agora, os aviões têm cozinhas permanentemente abertas e um "open bar, que possibilita ao passageiro fazer um lanche fora dos horários de serviço dos comissários. Texto Anterior: Livro é gostoso e bem-humorado Próximo Texto: Hollywood ofusca produção do México Índice |
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