São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

9 policiais são indiciados por tortura no Rio

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O delegado Hélio Vígio e mais oito policiais civis que trabalhavam na DAS (Divisão Anti-Sequestros), no Rio, em 1993 foram indiciados ontem pela prática de tortura contra presos. Vígio era diretor da divisão na época.
Apesar de estarem sendo investigados por causa do desaparecimento do funcionário da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Jorge Carelli, os policiais não foram indiciados nesse processo, porque o corpo de Carelli nunca foi achado.
O presidente do inquérito, delegado José William de Medeiros, disse que indiciou os acusados a partir do depoimento da presidiária Lindalva Tereza dos Prazeres, que teria sido torturada na DAS de junho a agosto de 93.
Lindalva cumpre pena de 30 anos de prisão por sequestro. Ela disse na Corregedoria de Polícia Civil que em 11 de agosto de 93 viu Carelli em uma sala da DAS, ensanguentado.
O delegado indiciou os acusados por supostas torturas praticadas contra Lindalva e outra presidiária, cujo nome está sendo mantido em sigilo.
Em depoimentos à corregedoria, todos os acusados negaram participação em torturas contra presos da DAS.
O inquérito que resultou no indiciamento dos acusados seguirá hoje da Corregedoria de Polícia Civil para o MP (Ministério Público).
Caso o inquérito vire processo judicial, os acusados poderão ser pegar de três a seis anos de prisão (artigo 8 da lei 8.072).
A Fiocruz informou ontem que um advogado da Comissão de Direitos Humanos do Ministério da Justiça será enviado ao Rio a fim de acompanhar o processo.
Além de Vígio, foram indiciados o delegado Oscar Sá Alves, o inspetor Placídio de Souza Neto e os detetives Guacy Raposo, Paulo Roberto Madeira, Paulo Roberto da Silva Hurst, Alcides Borges de Oliveira Filho, Vinícius José Guerra e Carlos Alberto Pinheiro.
Eles foram apontados por Lindalva em um reconhecimento com cerca de cem policiais.

Texto Anterior: Viúva decide cremar corpo em SP
Próximo Texto: Investigações em NY usam computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.