São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf inaugura no dia 7 túnel sob o Ibirapuera

DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel sob o parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo) será inaugurado na próxima semana, no dia 7 de outubro. Ele vai ligar a avenida 23 de Maio à Antônio Joaquim de Moura Andrade (continuação da Juscelino Kubitschek).
O prefeito Paulo Maluf (PPB) informou que o governo gastou pouco mais de R$ 100 milhões no projeto, incluindo o sistema de ventilação do túnel.
Dados do Sistema de Execução Orçamentária da Câmara Municipal, entretanto, indicam que o túnel consumiu quase R$ 300 milhões na gestão Maluf.
O prefeito disse que em dez dias decide se vai fazer o segundo túnel sob o Ibirapuera, completando o Complexo Viário Ayrton Senna.
O segundo túnel ligaria a Antônio Joaquim de Moura Andrade à avenida Sena Madureira.
Maluf disse que não vai se comprometer a fazer essa obra se não houver dinheiro suficiente no orçamento para que o projeto possa ser concluído ainda em sua gestão.
"Não vou deixar nenhuma obra pela metade", disse o prefeito.
O secretário municipal de Vias Públicas, Reynaldo de Barros, disse que "o ar vai melhorar" no entorno do Ibirapuera com a inauguração do túnel.
Hoje, segundo Barros, o monóxido de carbono produzido pelos automóveis é lançado na atmosfera a uma altura de 50 centímetros. "As torres nas extremidades do túnel vão lançar o monóxido a uma altura de 12 metros", disse.
Com a inauguração do túnel sob o Ibirapuera, muitos motoristas que não usam a 23 de Maio devem passar a utilizar a avenida.
É essa a expectativa dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego ).
Ainda segundo os técnicos da CET, a saturação da 23 de Maio está descartada, porque os motoristas devem voltar às suas rotas de origem caso percebam que o novo itinerário não compensa.
Ontem, durante a visita de inspeção às obras do túnel, Maluf afirmou que não deve fazer o "cebolinha" (conjunto de viadutos no entroncamento da avenida Ibirapuera com a 23 de Maio).
Essa obra permitiria, por exemplo, que o motorista que vem pela Ibirapuera pudesse pegar a 23 de Maio no sentido bairro-centro.

Texto Anterior: Sexta será pior, diz proprietário
Próximo Texto: Interdição foi equívoco, diz laboratório do CE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.