São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca gera estado de calamidade em Minas

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governo do Minas Gerais reconheceu a decretação do estado de calamidade em 12 municípios da região norte do Estado. Em outros 33 municípios foi decretado o estado de emergência.
A Sudenor (Superintendência de Desenvolvimento do Norte de Minas) alega que a seca na região devastou principalmente os pastos e que o gado começa a morrer.
Com as decretações dos estados de calamidade e emergência, os municípios terão acesso a linhas de crédito para adquirir ração para o gado.
O meteorologista Luiz Ladeia, chefe do 5º Distrito de Meteorologia em Belo Horizonte, discorda da idéia de que haja seca no norte de Minas.
Segundo ele, os municípios do norte de Minas Gerais e do vale do Jequitinhonha estão sofrendo muito mais com a baixa umidade relativa do ar do que propriamente com a falta de chuvas, o que seria comum nesta época do ano.
"Eu não concordo com o termo seca. O período de maio a setembro no norte de Minas é de estiagem", afirmou Ladeia.
Segundo o meteorologista, a umidade do ar naquela região está, em média, em 35%, quando o normal deveria ser entre 55% e 60%, mesmo não chovendo.
Ainda de acordo com Ladeia, o que pode estar provocando a morte de gramíneas e deixando o gado sem pasto é a justamente baixa umidade do ar.
O 5º Distrito de Meteorologia prevê a volta da chuva no norte mineiro e no Vale do Jequitinhonha a partir de meados do mês de outubro.

Texto Anterior: Brasil exporta filme pornô com crianças
Próximo Texto: Agricultores pedem liberação da caça no AM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.