São Paulo, sábado, 30 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campo Grande tem inverno quente e atípico

MYRIAM VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O volume de chuva que atingiu Campo Grande na manhã de ontem foi maior do que o registrado na cidade durante todo o resto do mês de setembro.
Até anteontem, a média de chuva registrada no mês de setembro era a menor dos últimos 20 anos em Campo Grande (MS), segundo a Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia na capital do Estado.
Com as chuvas que caíram ontem sobre a capital do Mato Grosso do Sul, o índice se alterou.
O observador Rinaldo Bandeira Duarte afirmou que 98 mm de chuva deveriam ter caído na cidade durante o mês de setembro. Até anteontem, no entanto, foram registrados 14,3 mm. Só ontem, choveu cerca de 20 mm na cidade.
Segundo técnicos da Empaer (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Mato Grosso do Sul), a chuva de ontem não deve ser suficiente para reverter o quadro de seca na região.
A cidade viveu em seca total nos meses de julho, agosto e início de setembro. "Já deveria ter chovido bem mais", disse Duarte.
O inverno em Campo Grande foi atípico, registrando temperaturas de verão. Em agosto, o calor chegou a 37 ºC. Neste mês, a média ficou em 35ºC.
Em consequência da seca, as consultas feitas nos 40 postos de saúde da cidade aumentaram em 40% nos últimos meses.
Segundo o chefe da Divisão Médica da Secretaria Municipal de Saúde, Casemiro Gonçalves, a maioria dos casos são de problemas respiratórios. "Este clima propicia o ressecamento das mucosas, que provoca a manifestação mais intensa de doenças como bronquites e rinites alérgicas".
A estação meteorológica também tem registrado grande concentrações de massas de ar quente na cidade, que impedem a entrada de ar frio.

Texto Anterior: Agricultores pedem liberação da caça no AM
Próximo Texto: Novo shopping terá feira e montanha-russa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.