São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baravelli responde citando obras de artistas

DA REPORTAGEM LOCAL

O artista plástico Luiz Paulo Baravelli, 53, respondeu e comentou algumas das questões propostas pela Fuvest na prova de habilidades específicas de artes plásticas de 1995.
Na parte prática do exame, Baravelli cita obras de outros artistas como possíveis respostas.
*
Pergunta (prova teórica) - Quais as relações que podem ser estabelecidas entre o Impressionismo e as tendências artísticas e estéticas que o antecederam (Romantismo, Realismo, Naturalismo etc)?
Luiz Paulo Baravelli - As relações são principalmente de diferença e ruptura. O artista conquista autonomia como produtor individual de obras e pensamentos. O foco dos temas se volta para o mundo real, diferentemente da estética neoclássica, que é idealizada. Inicia-se uma "desmontagem" nos processos internos da arte, sobretudo na pintura. Surge o interesse pela indústria e pela ciência. Nesse período, com o aparecimento da fotografia, os artistas perdem sua função de "registradores" do mundo real.
Pergunta - Tarsila do Amaral foi uma das personagens do que se poderia chamar de pintura nacional. Analise a obra "A Negra"(1923), procurando relacionar a mesma com o contexto da época.
Baravelli - No fim do século 19, o comércio internacional sistemático trouxe a divulgação das imagens de outras culturas, como as do Japão, da Índia, da China e da África.
Aparece a idéia de valorizar uma arte nacional, onde seria possível "deglutir" (termo do escritor modernista Oswald de Andrade) a cultura européia.
Assim, "A Negra" é basicamente cubismo e expressionismo europeus filtrados através de uma estética caipira e brasileira, usando um assunto local.
Eu não sabia nada disso com clareza quando tinha 17 ou 18 anos e é incômodo responder isso agora. Cada assunto desses fica meio torto e incompleto.
Para responder com precisão é necessária uma técnica literária que não sei se vem ao caso avaliar. Acho que mais questões e assuntos menores, com respostas curtas, podem ser um instrumento melhor para se conhecer o candidato.
Pergunta (prova prática) - Desenhe, observando os valores de luz e sombra, o modelo que está à sua frente.
Baravelli - A noção de que para ser um artista é preciso saber desenhar fotograficamente está em cheque desde o pintor impressionista francês Paul Cézanne (1839-1906).
O modelo apresentado é sempre um objeto de uso cotidiano ou alguns volumes simplificados, como garrafas ou tijolos. Um desenho como o do pintor e gravador italiano Giorgio Morandi (1890-1964) poderia ser uma resposta.
Pergunta - Selecione um detalhe do seu desenho de observação e transforme-o num elemento tridimensional, através de obras e recortes.
Baravelli - Esse item parece um pouco mais moderninho, algo perto da Bauhaus. Respostas poderiam ser como a do escultor cubista Naum Gabo, feita com papel ou outro tipo de lâmina, a partir de uma cabeça humana.

Texto Anterior: Confira as respostas de Cao Hamburguer
Próximo Texto: Português ganha uma hora 'extra'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.