São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira as respostas de Cao Hamburguer

DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta Cao Hamburger, 33, diretor do programa infantil "Castelo Rá-tim-bum" respondeu algumas das questões teóricas pedidas na prova do ano passado
*
Pergunta - Para a filmagem ou gravação de cenas que se passam em espaços diferentes e que serão montadas ou editadas paralelamente, quantas câmeras são necessárias?
Cao Hamburger - A princípio, é necessário apenas uma câmera, pois as imagens serão editadas posteriormente.
Pergunta - O que é uma "zoom"?
Cao Hamburger - "Zoon" é uma lente que possibilita o efeito de aproximação e afastamento da cena, sem que se mova a câmera, através de seu sistema ótico móvel.
Esse efeito pode ser usado durante a cena, como recurso dramático, ou quando é necessário agilidade e rapidez na escolha da lente a ser usada para a composição das cenas, como em documentários ou em gravações de novelas com duas ou três câmeras.
Pergunta - Uma fotografia pode vir a ser um plano? Justifique.
Cao Hamburger - Sim, uma fotografia pode vir a ser um plano, desde que seja inserida na montagem do filme ou vídeo com essa função.
Ex: O plano final de "O Iluminado" é um plano de uma foto em que vemos o personagem principal num passado longínquo e que, de certa forma, configura o sentido do filme.
Pergunta - Em "Um Corpo que Cai", há uma cena onde o casal representado pelos atores James Stewart e Kim Novak, se entrega a um atormentado beijo. Estão à beira-mar e ao fundo uma onda estoura em uma rocha. Explique o recurso técnico utilizado para a realização deste sincronismo entre atores e natureza. Do ponto de vista da produção, bem como dos fins expressivos, qual o interesse do uso deste recurso técnico?
Cao Hamburger - O recurso técnico utilizado é conhecido como "back projection".
Ele consiste na utilização de cenas pré filmadas que são projetadas atrás da cena, como fundo, com um projetor sincronizado com a câmera, em uma tela especialmente preparada.
Esse recurso pode possibilitar economia na produção, pois cenas externas, com dificuldades de sincronismo ou com outras dificuldades peculiares, podem ser feitas em estúdio com maior controle.
O "back projection"foi bastante usado na época do filme citado, quando os filmes eram feitos basicamente em estúdios e os equipamentos eram pesados e desajeitados para filmagens em externas.
Pergunta - O que é a profundidade de campo e qual a diferença do seu uso no cinema e no vídeo? Por quê?
Cao Hamburger - Os termos cinematográficos são, muitas vezes, utilizados com sentidos diferentes. Entendo profundidade de campo como a área da cena em que temos foco nítido.
A extensão dessa área depende basicamente da relação entre a lente, a abertura do diafragma, a distância entre os objetos a serem filmados e a câmera.

Texto Anterior: Ótica de diretor baliza a análise de Possolo
Próximo Texto: Baravelli responde citando obras de artistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.